TCE entrega lista de servidores suspeitos de fraudar auxílio federal

Servidores que receberam benefício devem devolver o dinheiro (Foto: Marcello Casal Jr/EBC)

Os municípios sergipanos começaram a receber nesta última quarta-feira, 24, a lista de servidores públicos suspeitos de estarem recebendo indevidamente o auxílio emergencial do Governo Federal, criado exclusivamente para pessoas desempregadas, autônomas e mães chefes de família sem renda durante o período de calamidade pública. Os dados estavam em posse do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE).

O levantamento foi feito pela Controladoria Geral da União (CGU), com dados encaminhados pelo TCE/SE, para identificar servidores públicos que poderiam ter declarado informações falsas e conseguido acesso ao benefício. O trabalho conjunto identificou 9 mil servidores públicos sergipanos em situação de suspeita, com um prejuízo que pode chegar a R$ 6 milhões para os cofres federais.

Com a entrega das listas para os municípios, os órgãos aguardam agora que cada gestão verifique a situação junto ao seu servidor e, caso constatado o recebimento irregular do benefício, oriente para a devolução dos valores através do site criado pelo Ministério da Economia. O recebimento do auxílio de forma irregular, pode configurar crimes de falsidade ideológica e estelionato, além de sujeitar o servidor as possíveis infrações disciplinares no âmbito do Governo Estadual e de cada município.

Nossa reportagem solicitou mais detalhes sobre a lista de servidores, mas não conseguimos êxito através do TCE/SE. O município de Aracaju, através da Secretaria de Comunicação, informou que ainda não foi notificada pelo TCE, e acrescentou que “as possíveis irregularidades têm relação direta com a União, mas assegura que, uma vez notificada e tendo conhecimento de situações irregulares, irá acompanhar todos os casos”, afirmou em nota.

O Governo do Estado também ainda não tem conhecimento da lista, mas afirmou que já está apurando internamente.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais