Técnicos e agricultores discutem zoneamento rural e crédito agrícola

Acontece nesta terça-feira (30), das 9 às 13 horas, no Hotel Aquarius, o Encontro sobre Zoneamento e Crédito Agrícola, ferramenta utilizada para o planejamento pelo Ministério da Agricultura e que define o potencial de uso de determinada área para a cultura ou um grupo de culturas. O evento, promovido pelo governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, e Departamento Estadual de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Deagro -, reunirá 250 pessoas, entre técnicos e agricultores para que tomem conhecimento sobre o assunto e sobre a liberação do Proagro, que está vinculada ao próprio zoneamento agrícola.

 

O Zoneamento Agrícola do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, coordenado pela Secretaria da Comissão Especial de Recursos – CER/PROAGRO, é um instrumento de apoio à política agrícola do governo Federal, difusor de tecnologia e indispensável suporte para a tomada de decisões no âmbito do Proagro. Para acompanhar os resultados do trabalho, instituiu-se o serviço de monitoramento das operações enquadradas no Proagro dentro do Zoneamento Agrícola que, neste terceiro ano de desenvolvimento dos projetos, continua contando com a parceria da Finatec, da Embrapa, do Inmet, da Aneel, do Iapar, da Epagri-SC e da Unicamp, que emprestam suas experiências nas áreas de pesquisa agropecuária e climatológica.

 

De acordo com o Presidente do Deagro, Martinho Oliveira Bravo, os projetos, com base em dados técnico-científicos, oferecem orientações de períodos de plantio por município, para cada cultura e tipos de solo, de modo a evitar-se as adversidades climáticas responsáveis por significativo percentual de perdas na agricultura. Ele acrescentou que, desta forma, a minimização dessas perdas, em razão da ocorrência de geadas, seca e outros eventos climáticos adversos que prejudicam os empreendimentos agrícolas, reduz os reflexos negativos no abastecimento e nos preços dos produtos.

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais