TJ mantém suspensão de cobrança da taxa de esgoto na Zona de Expansão

Representantes dos moradores acompanharam o Pleno no TJ/SE (Foto: Karina Drumond / Combaze)

A Corte do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) manteve a decisão de suspender a cobrança da taxa de esgoto dos moradores da Zona de Expansão de Aracaju, entendendo que a taxa só deve ser cobrada quando a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) disponibilizar o serviço completo de esgotamento sanitário a população. O julgamento do agravo da Deso aconteceu na manhã desta terça-feira, 9, durante o Pleno do TJ/SE.

De acordo com o Conselho das Associações de Moradores do Aeroporto, Jabotiana e Zona de Expansão de Aracaju (Combaze), desde  2016 que a taxa de esgoto vem sendo cobrada e o serviço de esgotamento sanitário da região não foi concluído. “Em 2017 entramos com essa ação, e hoje foi julgado o agravo da Deso, mas a decisão foi favorável aos moradores. Os desembargadores entenderam que é preciso que sejam feitos os reparos onde for necessário, que o sistema de esgotamento sanitário seja concluído, e só depois a taxa volte a ser cobrada”, explica Karina Drumond, presidente do Combaze.

O Combaze recorreu ao Ministério Público Estadual (MPE) que entrou com uma Ação Civil Pública pedindo que a cobrança da taxa de esgoto para os moradores da Zona de Expansão de Aracaju seja efetivada apenas quando houver a execução prévia do serviço. “Houve a decisão judicial favorável aos moradores, e hoje no Tribunal foi mantida essa decisão com recurso parcialmente julgado, apenas no que pertine a disponibilidade do serviço. Os desembargadores compreenderam que se o serviço estiver disponível, pode existir a cobrança. Disponibilidade do serviço significa serviço apto a execução, portanto, serviço não apto a execução não é disponibilidade do serviço”, afirma a promotora de justiça Dra. Euza Missano, em vídeo gravado pela Combaze durante o Pleno do TJ/SE.

Deso

A DESO esclarece que já adota o procedimento decidido pelo TJ/SE, não só na Zona de Expansão, mas em todo o Estado, sendo efetivada a cobrança da referida tarifa apenas nas localidades onde o serviço de esgotamento está disponível.

Com relação à Zona de Expansão, situação tratada no processo, a cobrança vem sendo realizada nas 08 sub-bacias que já estão disponíveis, de um total de 15 sub-bacias que serão concluídas em breve.

Os advogados da Companhia esclarecem que a decisão é clara à legalidade da cobrança realizada pela DESO, e que o teor do acórdão só será analisado quando da sua publicação, nos próximos dias.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais