5ª Edição do Prêmio Respostas para o Amanhã até dia 9

As inscrições devem ser feitas pela internet

Professores interessados em participar da 5ª Edição do Prêmio Respostas para o Amanhã ganharam mais um prazo para se inscreverem. As inscrições foram prorrogadas até o dia 9 de julho e deve ser feita através do site www.respostasparaoamanha.com.br.

Podem se inscrever professores de Biologia, Física, Química e Matemática ou outras disciplinas relacionadas às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias, que lecionem no Ensino Médio, em escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal. O professor que realizar a inscrição será o professor coordenador do projeto.

O destaque deste ano é que o professor coordenador poderá indicar até dois professores parceiros para apoiar o desenvolvimento do projeto de sua turma, que podem lecionar em outras áreas do conhecimento, como as Ciências Humanas e suas tecnologias e Linguagens, Códigos e suas tecnologias, fortalecendo o trabalho pedagógico articulado e interdisciplinar.

Outra novidade nesta edição é que todos os professores e estudantes dos projetos vencedores serão premiados com uma viagem de Intercâmbio Científico-cultural para São Paulo no mês de outubro.

A inscrição só poderá ser feita pelo professor coordenador que obrigatoriamente deverá lecionar nas áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias. O foco do projeto tem quer ser, necessariamente, nessas em uma dessas áreas do conhecimento.

O Prêmio

De abrangência nacional, o Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), e tem por objetivo estimular e difundir projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio que estudam em escolas públicas.

Os projetos são desenvolvidos com todos os alunos de uma única turma que, por meio de ações investigativas e colaborativas que acessam os conhecimentos científicos, elaboram e propõem soluções simples para melhorar o lugar onde vivem, contribuindo, assim, para uma sociedade mais sustentável.

Para subsidiar o desenvolvimento dos projetos, o Prêmio disponibiliza aos professores e estudantes um conjunto de temas e conteúdos para enriquecer a sala de aula e os projetos dos alunos.

A Sala dos professores reúne materiais diversificados como textos de referência, vídeos com especialistas e propostas de atividades criadas a partir de questões atuais, que se conectam com o currículo escolar. Os conteúdos estão organizados em diferentes formatos como cursos certificados e um percurso formativo que inclui um espaço de interação entre os professores.

Ao explorarem a Trilha dos Alunos os estudantes aprendem um pouco mais sobre Sustentabilidade, Conhecimento Científico e outras temáticas relacionadas ao desenvolvimento do projeto. Os alunos inscritos acessam com exclusividade o portfólio digital da classe, o Mochilão, que por meio de atividades lúdicas e interativas fazem do projeto uma atividade mais dinâmica e envolvente.

Fonte e foto: SEED

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais