Alcoolismo é tema de palestra na Uninassau Aracaju

O objetivo é mostrar que a doença é grave e que exige tratamento clínico (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O alcoolismo e a sua implicação na saúde e nos ambientes de trabalho e familiar é o tema da palestra que acontece na Uninassau Aracaju no próximo dia 6 de novembro. O evento é promovido pelos cursos de Serviço Social e de Psicologia, com a coordenação da professora Ana Luiza Melo. O tema, tem por objetivo mostrar que o alcoolismo não é uma questão de caráter, mas sim uma doença que exige cuidados e acompanhamento clínico e psicológico.

“Muitas pessoas julgam que o alcoolismo é uma questão de caráter, mas na verdade, é uma doença física, que deve ser cuidada com tratamento adequado. O álcool é uma droga lícita, mas seus males são graves como de outras substâncias ilícitas”, observou a coordenadora Ana Luiza. Ela atentou para a importância de se debater o tema, já que o álcool vem se tornando um grave problema social, principalmente entre os jovens e adolescentes e que, para os alunos dos cursos de Psicologia e Serviço Social, é de grande importância entenderem como cuidar e apoiar dependentes e seus familiares.

A palestra, que será aberta aos alunos e a comunidade em geral, vai levantar questões de como os danos causados pelo uso abusivo de álcool pode afetar a família, a sociedade e o próprio indivíduo. A atividade será um momento de reflexão e aprendizado para todos que têm por perto pessoas atingidas pelo vício do álcool, oferecendo alternativas para quem deseja lidar melhor com o alcoólatra, visando sua melhora e controle da doença.

Entenda

Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis.

O abuso de álcool é diferente do alcoolismo porque não inclui uma vontade incontrolável de beber, perda do controle ou dependência física. O abuso de álcool tem menos chances de incluir tolerância do que o alcoolismo (a necessidade de aumentar as quantias de álcool para sentir os mesmos efeitos de antes).

Fonte: ascom Uninassau

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais