Alunos apresentam trabalhos em feira de Arte e Ciência

Trabalhos foram apresentados nesta quarta (Foto: Eugênio Barreto/ Ascom Seed)

Cerca de mil alunos do 2º grau do Colégio Estadual Gumercindo Bessa, em Estância, estão participando da 2ª Feira de Arte, Ciência e Ecologia. Durante toda esta quarta-feira, 17, eles apresentaram os seus trabalhos, desenvolvidos dentro do tema da sustentabilidade, aliando arte, ciência e ecologia. A feira faz parte do projeto Arte com Ciência, promovido pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Segundo Helena Zunco, representante da UFS no evento, dois trabalhos serão selecionados para serem transformados em dispositivos, que serão expostos em locais, como museus. Ela destacou os benefícios da feira como forma de incentivo para a comunidade escolar. "Nós queremos motivar as escolas a desenvolver esse trabalho para que os estudantes mostrem a sua criatividade, seus conhecimentos, e vejam que a ciência e a arte não são coisas separadas", afirmou.

A feira também faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia, coordenada pela Fapitec. O evento será realizado ainda na quinta-feira, 18, no Colégio Estadual Raimundo Mendonça, em Indiaroba, e se encerra na sexta-feira, 19, no Colégio Estadual Arabela Ribeiro, em Estância.

A diretora do colégio, Maria Aparecida Silva Santos, destacou a iniciativa dos estudantes em cada projeto. "Essa feira vem despertar em nosso alunado a idéia cientifica, para que eles possam coloca em prática. Os estudantes estão engajados, e participando com bastante afinco. Os trabalhos estão partindo dos próprios alunos e os professores apenas orientam. Está sendo um sucesso", disse.

Trabalhos

Os alunos apresentaram trabalhos sobre os mais variados assuntos, sempre dentro da temática da sustentabilidade. José Carlos Domingos, do 2º ano, fez com a sua equipe um projeto de duto de ar, com o objetivo de arejar espaços fechados sem o uso de energia elétrica. Segundo ele, "essa feira é muito importante porque, a partir daqui, a gente consegue desenvolver projetos e ver que todos nós somos capazes de criar, basta ter uma oportunidade".

Kelaine Conceição Santos, também do 2º ano, apresentou um trabalho sobre ostras, com o tema "O momento e a abstração". Ela declarou que "participar dessa Feira de Arte, Ciência e Tecnologia faz com que todos os alunos se mobilizem para estudar e aprender mais".

Outro trabalho de destaque foi sobre o processo de tratamento de rios poluídos, falando especificamente sobre o rio Piauitinga, que passa pelo município de Estância. "Esse evento traz para nós mais consciência sobre a importância da preservação. Escolhemos esse tema porque vemos, muitas vezes, que as pessoas não cuidam direito dos rios. Queremos mostrar que podemos dar o melhor de nós e preservar o meio ambiente", explicou a aluna Luana Carla Silva, do 1º ano.

Já o grupo de Alexsandra Nascimento, do 3º ano, desenvolveu um trabalho sobre reciclagem de lixo, e teve como tema "Arte com lixo é luxo". O objetivo foi mostrar que os resíduos que vão para o lixo muitas vezes podem ser reaproveitados. Ela elogiou bastante a feira, e falou sobre a importância do projeto para os estudantes.

"Achei bem interessante, porque cada aluno pode expressar sobre o que conseguiu aprender mais. Sinto-me muito honrada por nosso colégio estar sendo um espaço onde os alunos puderam participar de forma efetiva e aprender a importância de se trabalhar em grupo", disse

Um dos estandes mostrava como são feitas as diversas cores dos fogos de artifício, em especial a Barca de Fogo, que é uma das grandes tradições de Estância. Josecleiton Gonçalves, do 3º ano, explicou os objetivos do seu trabalho. "Estamos falando para as essas se prevenirem antes de soltar os fogos de artifício, pois todos os anos ocorrem muitos acidentes com crianças e até mesmo com adultos", afirmou.

Fonte: Ascom Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais