A iniciativa permite desenvolver habilidades dos alunos (Foto: Seed) |
A tarde da última sexta-feira, 8 de janeiro, foi um momento de trocas de informações e aprendizagem entre os estudantes e professores do município de Capela durante a IV Feira de Biologia (IV FEIBIO) do Colégio Estadual Irmã Maria Clemência, circunscrito à Diretoria Regional de Educação 4 (DRE 4). No evento, os estudantes do Ensino Médio apresentaram, de maneira contextualizada, os conteúdos aprendidos nas aulas de Biologia.
Atividades como essas estimulam nos alunos a percepção da relação da ciência com a vida cotidiana. De acordo com a coordenadora do colégio, Maria do Carmo Silva Leite, a Feibio é uma excelente oportunidade para o estudante contextualizar os assuntos que estudam em sala de aula.
"Os alunos colocam em prática toda a teoria que eles aprenderam durante o ano letivo. Além de ser uma atividade pedagógica, permite que os alunos desenvolvam novas habilidades, e os conhecimentos adquiridos contribuem no resultado do Enem", observa.
Para a chefe do Serviço de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Gilvânia Guimarães, iniciativa como esta – que leva o conhecimento para a sociedade – coloca o aluno do Ensino Médio como protagonista. "O trabalho que está acontecendo aqui em Capela é a comprovação de que estamos tendo experiências positivas em nossas escolas. Temos o comprometimento de professores, gestores que estão fazendo a diferença da educação pública do nosso Estado", reconhece Gilvânia.
IV Feibio
Em sua quarta edição, a FEIBIO contou com concurso de desenho representativo, além da criação de material de divulgação, como vídeos propagandas, postagens de fotos das reuniões do grupo nas redes sociais e confecção de cartazes.
Para a idealizadora do projeto, professora de Ciências e Biologia, Claudiana Bomfim, a Feira a cada ano ganha mais ações e mais visibilidade. "A FEIBIO conta com o empenho dos alunos que transformam o espaço de sala de aula. A ação dinamiza o processo de ensino, permitem que os jovens explorem a criatividade e, além disso, favorece as relações interpessoais. Este trabalho me realiza como profissional", reconhece.
Outra novidade foi a Bio Fest, festival para apresentação de paródias referentes aos subtemas de cada turma. Além disso, o Mestre Monitores visa possibilitar um enfoque interdisciplinar aos conteúdos pesquisados. Dessa maneira, os docentes trabalharam com a turma em que lecionou o conteúdo.
Apresentações dos trabalhos
A IV FIOBIO contou com várias apresentações dos conteúdos temáticos por turma: os alunos do 1ª série fizeram o trabalho "Da célula aos tecidos"; os jovens da 1ª série B ficaram com os assuntos relacionados à "Biotecnologia e Metabolismo"; a "Diversidade Animal" foi comentada pelos estudantes da 2ª séria A; a 2ª série B fez a exposição sobre "Biodiverisadade"; a 3ª série A, "Ecologia e Meio Ambiente". Já a 3ª série B apresentou a "Gametogênese e Embriologia".
A jovem Carolânia Santos Silva, 18 anos, aluna do 3º ano, afirma que aprendeu muito com a atividade, "e a Febio é uma oportunidade para a socialização de conhecimentos com os outros colegas e com os visitantes". Já Leonardo dos Santos Souza, 17 anos, estudante do 2° ano, também avalia de forma positiva a Feira.
"Há um ano estou estudando o conteúdo e me sinto preparado para apresentar aos visitantes o tema do meu trabalho"
A iniciativa permite desenvolver habilidades dos alunos e ainda conhecer várias estratégias de estudo, tornando-se possível, assim, que os jovens relacionem o conhecimento científico às tecnologias e aos fenômenos biológicos.
Fonte: SEED
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