|
Alunos do fundamental menor estão sem oito professores (Fotos: Portal Infonet) |
Pais e estudantes realizaram uma manifestação em frente ao Colégio Estadual José Alves do Nascimento, localizado na avenida Euclides Figueiredo, no bairro Coqueiral. A principal reivindicação é a falta de professores no ensino fundamental menor. De acordo com a informação de alunos, faltam oito educadores somente nesta modalidade.
“Não tenho aula de física desde o início do ano letivo. E como fica a nossa situação?”, questiona o estudante José Gerinaldo Correia. Ele ainda conta que os alunos estão inseguros com a falta de segurança no Colégio. “A insegurança ainda é maior no turno da noite que às vezes nem tem vigilante”, afirma José Gerinaldo.
De acordo com o vice-presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses), Jon Victor de Souza, os estudantes estão sem professores porque os contratados já deixaram o colégio. “A maioria dos contratados já estão saindo e queremos saber por qual motivo os professores aprovados no concurso ainda não foram chamados. Os alunos não podem ficar sem aula”, diz.
|
"Estou sem professor de Física desde o ínicio das aulas", afirma estudante. |
A manifestação começou às 7h em frente ao colégio e contou também com a participação dos pais. “A direção já fez o que podia. O resultado desses alunos sem aula será um grande índice de reprovação. Os alunos do ensino fundamental são os mais prejudicados, imagine quando chegar no ensino médio as dificuldades que vão encontrar por causa dessa deficiência no fundamental”, explica José Carlos dos Santos, pai de um aluno.
Direção
A direção da escola confirmou a deficiência de professores no Colégio Estadual José Alves do Nascimento. Segundo a secretaria Rejane Rabelo, os alunos do ensino fundamental menor estão sem oito professores polivalentes e no ensino médio faltam quatro professores.
|
Pai está preocupado com situação dos estudantes |
A direção ainda informou que uma reunião acontecerá com a Seed ocorrerá na próxima quarta-feira, 5. Quando a reclamação da insegurança foi informado que há vigilantes na escola nos três horários de funcionamento.
Seed
A assessoria de comunicação da Secretaria da Educação encaminhou nota para a redação do Portal Infonet onde explica que o Governo convoca novos professores para suprir déficit nas escolas da rede estadual.
Segundo a nota o governo entende que mais do que expandir o quadro docente da rede estadual de ensino, o concurso público para professores fortalece a qualidade da educação ofertada à população, baseando a contratação de servidores mediante uma concorrência prerrogativa e democrática.
"O concurso público realizado recentemente para o cargo de professor de Educação Básica nível 1, classe A, da carreira do magistério público, irá suprir o déficit de docentes da rede, provocado pela aposentadoria de centenas de profissionais, como também pela criação e inserção de novas disciplinas e matrizes curriculares em determinadas áreas de ensino. Desde quando o concurso público, promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), foi homologado pelo governador Marcelo Déda, em julho de 2012, já foi solicitada uma convocação de 1.699 professores. Deste total, 1.160 foram nomeados, sendo 889 lotados e 140 estando em processo de lotação. Existem 128 processos em pendência, que são os professores que estão passando pela perícia médica; inaptos ou prorrogação de posse ( 30,60 ou 90 dias), não podendo, durante esse prazo, nomear outro aprovado", esclarece a nota que ressalta as medidas que já estão sendo tomadas.
"Como medida emergencial para tentar amenizar a falta de professores em algumas escolas da rede, principalmente as localizadas em Aracaju, a SEED está removendo alguns profissionais do interior para que possam trabalhar na capital. A SEED reafirma que a realização de concursos públicos legitima o compromisso do Estado com a qualidade dos serviços prestados. Quanto ao problema verificado no Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, a SEED trabalha visando suprir a falta de professores, nomeando os profissionais aprovados no concurso público. Espera ainda a apresentação dos professores do interior para a capital, que pode ocorrer a qualquer momento", reforça a nota.
Por Adriana Freitas e Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B