A Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), tem levado diariamente à Praça da Juventude cerca de 400 alunos de escolas municipais. A Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, mantida pela Funcaju, está participando ativamente da programação cultural e recreativa em comemoração à Semana da Criança. Programação é alusiva ao Dia das Crianças (Foto: Ascom/Funcaju)
Num espaço especial montado em umas das salas da praça, são promovidas para crianças de 4 a 6 anos atividades como desenho, pintura de rosto, além da apresentação de livros. Também há um espaço reservado para a contação de histórias, que é relizada pela biblioteca em parceria com o grupo “História e Arte numa Narrativa Alegre e Harmônica” (Hannah).
A contação de histórias e a leitura de contos infantis é uma prática constante da Ivone de Menezes, realizada na dentro da biblioteca através do Projeto ‘Hora do Conto”, que acontece todas as terças e quintas, às 9h30 e às 15h30. Com a participação na Semana da Criança, a instituição busca aproximar-se da comunidade, suprindo a demanda do conjunto Augusto Franco e do bairro Farolândia por um local de leitura e pesquisa.
Aproximação
De acordo com o coordenador da Seção de Ação e Extensão Cultural da biblioteca, Ulisses Alves, o envolvimento neste projeto da Prefeitura Municipal de Aracaju é imprescindível para o plano de ação da unidade, que visa a se tornar um ponto de difusão cultural através da realização periódica de uma série de atividades voltadas à comunidade local.
“A participação da Ivone de Menezes nesta programação serve tanto para a divulgação do nosso trabalho, como também como uma forma de aproximação dos leitores. Entre outras atividades que são realizadas durante todo o dia, as crianças aqui têm a oportunidade de ter um contato recreativo com os livros, o que reforça nelas o hábito da leitura”, explica Ulisses.
Envolvimento
Segundo Marlene Dantas, coordenadora da Escola Municipal Hermes Fontes, a primeira participação do colégio na iniciativa foi bastante positiva. “Essa foi a primeira vez que nós participamos de uma programação como essa. Foram cerca de 55 estudantes da educação infantil que nós trouxemos, e todos eles têm se mostrado bastante envolvidos. A oportunidade de recreação fora do ambiente escolar e familiar foi algo novo para a maioria deles e todos gostaram muito”, afirmou.
Fonte: Ascom/Semed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B