|
Alunos e profrssores prestigiaram uma mesa redonda sobre os 54 anos do Codap (Fotos: Portal Infonet) |
O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap) está em festa pelo aniversário de 54 anos de fundação da instituição. Para comemorar a data, foi realizada nesta segunda-feira, 12, uma solenidade no auditório da reitoria da UFS.
Na oportunidade, alunos e professores puderam prestigiar uma mesa redonda intitulada “Codap – 54 anos construindo referência no ensino, pesquisa e extensão no âmbito da educação básica”, com a participação das professoras Marly Maria Santos Pinto e Martha Suzana Cabral Nunes.
Presente na solenidade, o reitor da UFS, Angelo Roberto Antoniolli, fala sobre a importância da Instituição. “Acho que é super importante que os nossos professores de educação encontre no Colégio de Aplicação um ambiente favorável para a compreensão da educação pública sergipana e com isso Sergipe ganha. Temos como referência um grande colégio. Espero que seja de modelo para que os gestores do estado e município percebam a importância que tudo isso tem para que a gente possa melhorar a educação sergipana”, diz.
|
O aluno Gabriel Siqueira fala sobre a emoção de integrar o colégio |
O reitor acrescenta ainda que ainda há o que ser feito pela educação sergipana. “A educação sergipana precisa ser melhorada e esse exercício é do cotidiano, do diálogo, do entendimento e das buscas dos acertos, minimizando os erros. Eu não tenho dúvida de que juntos, usando o Colégio de Aplicação como uma boa referência, podemos debater a educação pública sergipana, num patamar onde coloque a educação onde a sociedade se identifique como o patrimônio importante para o desenvolvimento de uma sociedade”, afirma.
Atualmente a instituição conta com o ensino fundamental do 6° ao 9° anos e o ensino médio. O quadro docente do colégio é constituído de 37 professores, entre efetivos e substitutos (8 doutores, 14 mestres, 15 especialistas).
O estudante do 9º ano, Gabriel Siqueira, comenta sobre a emoção de fazer parte do Colégio de Aplicação. “Estou desde 2012 no Colégio de Aplicação. O colégio é uma família, tem professores maravilhosos. É um ambiente bom onde temos o prazer de se acordar cedo e enfrentar as dificuldades do dia a dia para ser alguém na vida”, se orgulha o estudante.
Coletânea
|
|
Durante o evento, haverá o lançamento da coletânea de textos produzidos por alunos da escola referentes aos 54 anos e uma mostra de artes que ficará no hall da Reitoria de 12 a 15 de agosto.
Em maio deste ano, o Portal Infonet conversou com a ex-aluna e atual professora do Núcleo de Ciência da Informação da UFS Martha Suzana, que lançou o livro “Colégio de Aplicação da UFS: memórias de um Ginásio de Ouro”.
Por Aisla Vasconcelos