Concurso do MP: aprovados acusam demora na convocação

Aprovados no concurso do MP reclamam de demora na convocação (Foto: arquivo Portal Infonet)

Os candidatos aprovados no concurso para preenchimentos das vagas para os serviços auxiliares do Ministério Público do Estado (MPE) estão insatisfeitos com o andamento das convocações. Os aprovados reclamam de demora na convocação e aguardam um posicionamento do procurador geral de justiça, Rony Almeida.

Um dos integrantes da comissão, Stanley Kleber Nogueira, que foi aprovado no cargo de técnico administrativo, afirma que as poucas vezes em que houve nomeações, apenas dois ou três aprovados foram convocados.  “Há 1 ano foram criadas vagas dentro da validade do concurso, 50 para técnico e 60 para analista na área de direito, mas, até hoje, houve poucas nomeações para os cargos”, conta ao destacar que o concurso tem validade até dezembro de 2015.

Ainda de acordo com o candidato, o Ministério Público não vem realizando convocações para as vacâncias, caso em que um servidor pede exoneração, deixando uma lacuna na promotoria do servidor exonerado e sobrecarregando os demais servidores. “Muitos servidores pedem exoneração porque passaram em outros concursos, mas o MP não está repondo esse quadro”, conta. “Indiretamente, ficamos sabendo que o governo fez cortes no orçamento e por isso, não pode chamar os aprovados”, completa.

Stanley conta que a comissão protocolou um ofício junto ao MPE na tentativa de obter uma reunião com o procurador Rony Almeida. “Protocolamos um ofício, mas ninguém respondeu. A gente queria saber o porquê de não acontecerem as convocações. No concurso anterior foram convocados 480 aprovados e esse, que já vai fazer dois anos, apenas 70 foram chamados. É um número discrepante”, comenta.

MPE

Através de nota, a assessoria de comunicação do MPE informou que até a presente data
foram convocados 112 candidatos aprovados no Concurso Público objeto do Edital nº 01/2013, para provimento de cargos de Analista do Ministério Público, Área Direito, e de Técnico do Ministério Público, Área Administrativa, conforme discriminado abaixo:

– 25 (vinte e cinco) para o cargo de Analista do Ministério Público, Área Direito, sendo 24 candidatos SEM deficiência e uma com deficiência.

– 87 para o cargo de Técnicos do Ministério Público, Área Administrativa, sendo 66 (sessenta e seis) candidatos sem deficiência e 21 candidatos com deficiência.

O MPE esclareceu ainda que novas convocações se darão  enquanto perdurar o prazo de validade do concurso, reservando-se ao Ministério Público a iniciativa de proceder às nomeações das vagas, paulatinamente, em número que atenda ao interesse e às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária.

A nota diz também que o prazo de validade do certame expirará em 12 de dezembro de 2015, e que a existe a intenção de prorrogá-lo por mais dois anos.

Por Verlane Estácio

A matéria foi alterada às 13h03 para acréscimo de nota enviada pelo MPE.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais