Os três estudantes vencedores da Fase Estadual do 39º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido no Brasil pelos Correios, serão premiados nesta quarta-feira, 5, às 10h, em Tobias Barreto, e quinta-feira, 6, às 8h, em Aracaju.
A primeira colocada, Marielle Santos Freitas, estuda na Escola de Educação Básica Monsenhor José de Souza Santos, em Tobias Barreto, e receberá como prêmio um netbook e certificado. Hanne Silva Oliveira, segunda colocada e estudante do Colégio Pequeno Mundo, em Aracaju, e André Luiz Barbosa Santos, terceiro colocado e também estudante da Escola Monsenhor José de Souza Santos, de Tobias Barreto, serão agraciados com um aparelho de som portátil com CD, MP3 e Rádio AM/FM, cada, e certificados.
Todos os anos, estudantes de 9 a 15 anos da rede pública e privada de ensino participam do Concurso Internacional de Cartas. As inscrições são feitas pelas escolas após seleção interna — cada escola pode inscrever no máximo duas redações. O tema do concurso este ano foi “Escreva uma carta a alguém para dizer-lhe porque é importante falar da AIDS e se proteger dela”. A redação precisou ser redigida de próprio punho, em forma de carta (começar por uma saudação, incluir o endereço do remetente e terminar com uma fórmula de cortesia e assinatura), com mínimo de 500 e máximo de 800 palavras.
As redações foram selecionadas de acordo com os seguintes critérios: coerência com o tema proposto; originalidade; criatividade; ideias expressas; vocabulário; compatibilidade entre a idade, grau de maturidade e série cursada pelo aluno.
Participação
O concurso é promovido pela União Postal Universal (UPU) e envolve mais de 190 países. O objetivo é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.
No Brasil são realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual são premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado de cada Diretoria Regional na fase estadual irá concorrer à fase nacional, realizada em Brasília. O vencedor da fase nacional ganhará um notebook com wireless, troféu e certificado, e irá representar o Brasil na fase internacional em Berna, na Suíça.
Tanto na fase estadual como na nacional, os prêmios serão concedidos aos alunos vencedores e às suas escolas. Já os três primeiros colocados da fase internacional receberão medalhas de ouro, prata e bronze, cunhadas pela Secretaria Internacional, e terão o nome publicado na revista da União Postal Universal (UPU).
Em 2009, o concurso contou com a participação de quase 5 mil estudantes brasileiros. A vencedora da fase nacional foi a estudante Alanis Todeschini Marca, da Escola Internacional Everest, de Curitiba/PR. O regulamento completo do concurso está disponível na página dos Correios na internet.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B