Curso Normal em Sergipe comemora 142 anos de atuação

Curso normal funciona há 142 anos do IERB (Fotos: Ascom/Seed)

Para comemorar os 142 anos do Curso Normal em Sergipe, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), organizou  extensa programação para celebrar esse momento.  As comemorações iniciam-se nesta quarta-feira, 24, a partir das 8h, no auditório Atalaia/CIC, com a apresentação da banda de percussão do Instituto de Educação Rui Barbosa (IERB) e em seguida a realização de um culto ecumênico.

Este é o último ano que será oferecido o Curso Normal pelo Estado. Atualmente, o IERB está com suas últimas turmas, compostas de 236 alunos matriculados nos turnos da manhã e noite. O instituto irá funcionar com o curso profissionalizante técnico em secretaria escolar.

As comemorações serão abertas com a palestra do professor Jorge Carvalho do Nascimento, sobre o tema O curso Normal em Sergipe. Após uma pausa, os trabalhos reiniciam-se às 15h com a apresentação do Coral Cantavosos. Em seguida será exibido um documentário realizado pela Assessoria de Comunicação da SEED. Às 16h ocorrerá a cerimônia de lançamento do símbolo do Museu dos Educadores Sergipanos, seguido do descerramento da placa comemorativa dos 142 anos do curso normal.

Processo de digitalização do arquivo está em andamento

As comemorações do dia terminam com a entrega da medalha de honra ao mérito Ruy Barbosa a personalidades que contribuíram para a educação no estado. As atividades alusivas ao aniversário do Curso Normal em Sergipe prosseguem na quinta-feira, 25, quando será aberta, às 10h, no Museu da Gente Sergipana, a exposição intitulada O Curso Normal em Sergipe.

Digitalização

Também faz parte das comemorações dos 142 anos do Curso Normal de Sergipe a digitalização do seu acervo. O projeto "Memorial do IERB: ação de preservação da memória da história escolar" é o responsável pela catalogação e digitalização de todo o acervo do curso, que funciona atualmente no IERB.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, essa ação vai  preservar o patrimônio e a história da educação pública sergipana. "Também vai facilitar o acesso à informação, que é de extrema relevância para a pesquisa e para o entendimento da história da educação em Sergipe", afirmou.

Os trabalhos estão atualmente em fase de limpeza seca da documentação, organização e catalogação, empacotamento e elaboração do catálogo completo do acervo.  Após essa etapa, o acervo será totalmente digitalizado e serão criados o memorial do Instituto de Educação Ruy Barbosa e o museu do professor em Sergipe.

Fonte: Ascom/Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais