CUT dialogou sobre a organização sindical para os jovens trabalhadores (Fotos: Ascom/CUT)
A Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE) participou nesta quinta-feira, 16, da série de palestras do Programa Jovem Aprendiz desenvolvido pela Petrobrás e executado em Sergipe através da Sociedade Semear. A CUT/SE procurou dialogar com os participantes do projeto sobre a importância da organização sindical para a luta desses jovens trabalhadores.
A iniciativa do programa conta ainda com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Fundação Abring, Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), Fundação Pró-Cefet, e tem como objetivo a inserção do jovem no mercado de trabalho através de sua capacitação.
O Programa Jovem Aprendiz atende 160 jovens, que passam por todo o processo de formação básica, com diversas disciplinas como português, matemática, informática, cidadania e identidade. De acordo com o diretor-presidente da Sociedade Semear, Carlos Roberto Aragão, dentro desse conteúdo, a projeto fornece disciplinas como direitos trabalhistas, direitos constitucionais e formação sindical trabalhista.
Roberto Silva falou sobre a importância do Movimento Sindical
“Hoje a série de palestras é sobre a questão sindical. Dentro de um processo de formação e aprendizagem sobre a organização sindical no mundo do trabalho, é importante que esses jovens já cresçam com essa consciência da necessidade de trabalharem de forma articulada, de forma organizada. Todos nós da Semear identificamos a Central Única dos Trabalhadores de Sergipe como a entidade perfeita para está discutindo esse tema com os jovens aprendizes. A CUT entra dentro desse contexto, pois ela é a maior central sindical do Brasil, e possui uma importância muito grande nas conquistas dos direitos alcançados pelos trabalhadores brasileiros e na busca de um ideal trabalhista”, garantiu Carlos Roberto Aragão.
Organização de trabalhadores = Organização Sindical
Representando a Central única dos Trabalhadores, Roberto Silva, secretário de Juventude da CUT/SE, palestrou sobre a importância do movimento sindical para a luta dos trabalhadores, para a conquista de novos direitos, e também para a manutenção dos direitos já existentes. Além disso, o secretário de Juventude da CUT/SE discorreu sobre as questões que os trabalhadores entendem como importantes e necessárias para conquistar boas condições de trabalho.
Programa Jovem Aprendiz
Os jovens beneficiados pelo programa têm que comprovar sua matrícula no sistema regular de ensino juntamente com sua freqüência escolar. Eles têm direito a carteira assinada e cumprem jornada máxima diária de quatro horas. Além disso, recebem salário mínimo integral, tíquete refeição, 13º salário, vale transporte, FGTS, assistência previdenciária e recebem suas férias coincidindo com as férias escolares.
Nacionalmente, 2.777 jovens com idade ente 15 anos e 17 anos e 9 meses, que residem em áreas de influência da Petrobrás, serão atendidos pelo Programa. Todos participam de capacitações sobre temas como educação e cidadania, tecnologia e qualidade de vida, responsabilidade social e ambiental, qualificação técnico-profissional, entre outros.
Com informações da Ascom/CUT
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B