Déda entrega projeto de criação do Campus da Saúde de Lagarto ao MEC

Déda e Haddad em audiência em Brasília/ Foto: Sérgio Amaral (ASN)
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, entregou nesta quinta-feira, 14, em Brasília, ao ministro da Educação, Fernando Haddad, projeto de criação do Campus da Saúde, em Lagarto. Ainda durante a audiência, o ministro determinou ao secretário-executivo do MEC, Henrique Paim, que providencie estudos para viabilizar o projeto. O campus faz parte das solicitações encaminhadas por Marcelo Déda ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 23 de julho e consideradas prioritárias para o Estado.

Haddad revelou entusiasmo pelo projeto, sobretudo pela integração saúde-educação, que será possível após a construção do novo campus, já que ele será erguido na mesma área do Hospital Regional de Lagarto. “A nova unidade hospitalar, que está sendo edificada pelo Governo de Sergipe, será a âncora desse novo campus”, explicou o governador. “Nossa luta é para que ele seja credenciado como hospital-escola, levando a extensão universitária para Lagarto”.

A obra, estimada em R$ 20,6 milhões, foi projetada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a coordenação do reitor Josué Modesto dos Passos Sobrinho. Quando integralmente instalado, o campus oferecerá sete cursos (Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmácia e Nutrição), cada um ofertando 100 vagas anuais. O ministro explicou, porém, que talvez nem todos os cursos sejam deferidos num primeiro momento e nem todas as vagas ofertadas imediatamente. Os estudos do MEC podem indicar a necessidade de implantação modulada de cursos e vagas ao longo de cinco ou seis anos.

Como forma de acelerar o processo, o governador aceitou financiar 50% da obra, otimizando a “parceria” com o Governo Federal, como registrou Haddad. Além disso, o Governo do Estado tem disposição de desapropriar o terreno onde será erguido o novo campus. “Com o hospital e o campus será possível criar um pólo de educação superior na região, que atenderá a demanda crescente por profissionais do setor no estado e beneficiará a juventude sergipana”, disse Déda.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais