Ano após ano, o sergipano demonstra o seu patriotismo no Dia da Independência do Brasil, prestigiando o desfile cívico militar. Crianças, adultos e idosos costumam chegar logo cedo à Av. Barão de Maruim para aplaudir os participantes do desfile que está marcado para iniciar às 8h desta terça-feira, 7 de Setembro. A abertura será feita com a Parada Militar, seguida da participação de 33 unidades de ensino e de carros temáticos que este ano trarão o tema: “Ler e escrever: caminhos para a cidadania”. Desfile será aberto às 8h na Av. Barão de Maruim (Fotos: Juarez Silveira)
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que estarão desfilando estudantes de três escolas federais, sete particulares e 23 estaduais. Dessas, uma [o Colégio Estadual Professor Leão Magno Brasil,
localizado no conjunto Jardim I] vai representar as demais Diretoria Regionais de Educação. A última escola a desfilar é o Colégio Estadual Atheneu Sergipense. Estudantes de 23 escolas estaduais irão participar da festa cívica
Carros temáticos vão mostrar a transformação do mundo através da leitura e da escrita. “O evento vai iniciar com a entrada do primeiro cartel, com o tema ‘Pintura Rupestre’ [primeiras formas de escrita da humanidade]. O segundo cartel, com o título ‘Escritas, Divina Escrita’, tem fomo foco os dez mandamentos recebidos de Deus por Moisés. O terceiro cartel, com o tema ‘Por mares nunca dantes navegados’, falará sobre as grandes navegações e a divulgação da língua portuguesa pelos países da América na época do descobrimento do Brasil”, ressalta o coordenador do desfile, Almir Garcez.
Ele disse que um dos carros temáticos do desfile vai homenagear o escritor brasileiro Monteiro Lobato, que escreveu “O sítio do pica-pau amarelo”, uma grande referência da literatura infantil. O cartel vai contar com uma fotografia do escritor, que eternizou personagens como Narizinho, Dona Benta, entre outros. Já a alegoria de mão ficará por conta de estandartes em forma de caravelas, representando a expedição de Pedro Álvares Cabral. Outra alegoria de mão representará a carta de Pero Vaz de Caminha sobre as terras brasileiras.
Inclusão digital
A educação e a inclusão digital também serão abordadas durante o desfile. O cartel “Decifra-me ou te devoro” falará da importância da inclusão e da tecnologia para o desenvolvimento do aluno. A alegoria de mão será sobre a Internet, com o tema “Oráculos Cibernéticos”. Outra alusão será ao programa Sergipe Alfabetizado, que este ano já beneficiou 90 mil alunos em Sergipe.
Com o tema “Contra as drogas, a educação é a solução”, o cartel vai ter como foco a ação desenvolvida pela primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, pelo combate ao crack. A Praça São Francisco, em São Cristóvão, considerada pela UNESCO como um patrimônio cultural da humanidade, também será homenageada no desfile temático. O evento será finalizado com a homenagem ao jubileu de ouro da Secretaria de Estado da Educação, que está completando 50 anos de criação.
Por Aldaci de Souza, com informações da Seed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B