Divulgação de vagas para Sisu 2019 aumenta expectativa dos estudantes

As vagas ficarão distribuídas em 128 universidades públicas de todo o país (Foto: Educa Mais Brasil)

Serão ofertadas, no primeiro semestre do ano que vem, mais 235 mil vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A informação foi divulgada na última segunda-feira (17), pelo Ministério da Educação (MEC). As vagas ficarão distribuídas em 128 universidades públicas de todo o país. Para concorrer, basta se inscrever na página do programa, de 22 a 25 de janeiro.

Segundo as regras, para participar do Sisu é necessário ter realizado o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e obtido uma nota acima de zero na redação. Segundo o edital do programa, é permitido escolher até duas opções de vaga e sinalizar, por ordem de preferência: instituição de ensino, local de vaga, curso e turno, além da modalidade de concorrência.

Lançado em 2010, o processo seletivo ainda não havia apresentado queda no número de vagas. Mas, apesar da caída de 1,7% do número de vagas nesta edição, os estudantes mantém altas as expectativas. A estudante Ana Flávia Chaves, de 16 anos, está muito motivada e confiante, mas entende que a queda de vagas pode prejudicar muitos candidatos. “Eu fiz cursinho por um ano e pude ver que existe muitos candidatos bem preparados. Muita gente pode ficar de fora”, assegurou.

O resultado está previsto para ser divulgado no dia 28 de janeiro e as matrículas da chamada regular estão marcadas para 30 de janeiro a 4 de fevereiro. Mas atenção: é importante observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital.

Mudanças

Até a edição anterior, era permitido ao estudante cadastrar duas opções de curso e, ao desistir da primeira vaga, ingressar na lista de espera da segunda opção. A partir de 2019, o processo de inscrição na lista de espera do SiSU mudou. Estudantes selecionados na chamada regular de uma das opções de curso não poderão se inscrever na lista de espera. Caso não seja selecionado, poderá se candidatar à lista de espera de apenas uma das opções.

Fonte: Educa Mais Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais