Edital tem como foco o enfrentamento a desigualdade

Lançado edital para projetos que visam enfrentar desigualdades raciais (Foto: divulgação)

Para contribuir com o enfrentamento das desigualdades raciais nas escolas do ensino médio, o Baobá – Fundo para Equidade Racial, Instituto Unibanco, e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançaram o Edital Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra.

No mês da Consciência Negra em que o país promove uma reflexão sobre a questão racial, a iniciativa busca identificar, reconhecer e acompanhar projetos de gestão escolar que sejam voltados ao desenvolvimento e à implementação de práticas capazes de elevar os resultados educacionais dos jovens negros e negras do Ensino Médio.  As inscrições no edital seguem até o dia 30 de novembro, pelo site http://www.institutounibanco.org.br/juventude-negra.

Todos os projetos devem incidir na melhoria das relações étnico-raciais no ambiente escolar, considerando os quatro eixos: Valorização da diversidade, Combate ás desigualdades, Estímulo ao Protagonismo Juvenil e Participação da comunidade Escolar.

Podem participar da seleção escolas públicas de ensino médio e organizações sociais de todo o Brasil, em parceria com escolas, legalmente formalizadas e com atuação na área da Educação e superação das desigualdades raciais. As três instituições darão apoio técnico aos projetos escolhidos, que receberão, cada um, até R$ 35 mil para desenvolver as propostas apresentadas.

Esse é o segundo edital de Juventude Negra lançado pelas instituições, que reconhecem a capacidade articuladora da gestão escolar em integrar ações comprometidas com a promoção da garantia dos direitos de todos e de cada um. O primeiro edital foi lançado em 2014 e os projetos foram desenvolvidos ao longo de 2015.

Mais de 120 projetos de escolas públicas de Ensino Médio e de organizações sociais (parceiras de escolas públicas) de todo o Brasil se inscreveram na ocasião. Foram selecionados quatro projetos da região Nordeste, três da região Norte, dois da região Sul e um da região Sudeste.
 
Panorama

Nas últimas décadas, as discussões e ações em prol do acesso de jovens negros e negras à educação no Brasil tiveram significativo avanço. Os dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, 2014) mostram que, pela primeira vez em sua série histórica, mais da metade dos brasileiros de 15 a 17 anos que se autodeclararam pretos ou pardos ao IBGE estão estudando no Ensino Médio.

No início da década passada, o percentual era de apenas 25%. No entanto, ainda é muito preocupante a desigualdade revelada na comparação entre o desempenho no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) dos jovens negros e os demais grupos. O aprendizado é em média 15 pontos inferior ao dos estudantes brancos. As desigualdades raciais mostram que a equidade precisa ser um princípio estruturante das políticas educacionais e uma realidade nas escolas brasileiras.

O Edital

No ato da inscrição, serão solicitadas informações sobre o proponente, o projeto e a escola na qual a iniciativa será desenvolvida. Todos os projetos deverão ser executados num prazo de 12 meses, com a participação ativa da gestão escolar e o envolvimento das juventudes. A divulgação dos finalistas será feita em fevereiro de 2017.

A seleção dos projetos caberá unicamente à Comissão de Seleção, formada por representantes do Baobá – Fundo para Equidade Racial, do Instituto Unibanco, da UFSCar e outros especialistas convidados.

Fonte: Instituto Unibanco

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais