Enem: estudantes participam de revisão dos conteúdos de linguagens

A revisão aconteceu nesta segunda-feira, 24 (Foto: Eugênio Barreto)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio das ações do Departamento de Educação (DED), e por intermédio do Serviço de Ensino Médio (Semed), promoveu na manhã desta segunda-feira, 24, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em Aracaju, a Revisão dos Conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltados para Linguagens. Na ocasião, os 400 estudantes de oito escolas da rede pública estadual assistiram à palestra intitulada “Competências da Redação”, ministrada pela professora Maria de Fátima Lopes de Menezes e, logo em seguida, o professor de língua portuguesa e literatura, do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, Fabiano Oliveira, apresentou a aula-show intitulada “Enem, o Sonho & Você”.

Durante a abertura do evento, a diretora do DED, professora Ana Lúcia Lima da Rocha Muricy Souza, comentou que o sucesso dos alunos representa o êxito da Seed. “Parabenizo a iniciativa do Semed em oportunizar mais esse momento de reforços para os nossos estudantes. Nos quatro cantos do Estado acontecem ações para os candidatos que farão o Enem. Os indicadores comprovam que, a cada ano, aumenta o número de educandos da rede pública que ingressam no nível superior”, salientou.

A chefe do Semed, Joniely Cheynne Moura Cruz, informou que a revisão promoveu um grande encontro entre os discentes das escolas públicas da rede estadual. De acordo com ela, essa é uma ação planejada pelo DED, com o intuito de estimular os estudantes rumo à obtenção de resultados de excelência nesse processo nacional de avaliação e aprendizagem.

“Essa iniciativa tem como objetivo promover uma maior aproximação entre os gestores das unidades escolares, professores e alunos do ensino médio a partir da realização de encontros formativos para o Enem, promovendo revisões, palestras seminários e oficinas. Atividades como essa elevam a autoestima dos estudantes, bem como os prepara para encarar o exame nacional”, frisou.

Revisões

No primeiro momento do encontro, a professora e técnica do DED, Maria de Fátima Lopes de Menezes, prendeu a atenção dos jovens com a palestra “Competências da Redação no Enem”.  Segundo a educadora, é importante que os candidatos saibam quais os critérios relevantes na avaliação da redação. “Promover um momento de aprendizado e reforço como este colabora de maneira positiva na formação e preparação dos estudantes”, reconheceu.

Ainda de acordo com Maria de Fátima, comentar sobre as competências para a redação do Enem traz uma ampla discussão. “Estamos muito felizes por colaborar na formação desses jovens”, mencionou Fátima Lopes de Menezes.

Enem, o Sonho & Você 

O projeto “Enem, o Sonho & Você” já está em sua terceira edição, criado e idealizado pelo professor Fabiano Oliveira, no ano de 2016. Conforme anuncia o docente, o segredo do sucesso dessa aula-show é promover a criatividade com práticas pedagógicas inovadoras e, em cada apresentação, o estudante contará com outras novidades.

“A iniciativa une, de maneira atrativa, os conteúdos da língua portuguesa e literatura, com apresentação de paródias de músicas nacionais consagradas, aliadas às temáticas do Enem. O gênero textual paródia de forma geral agrada ao aluno, pois as músicas trazem dicas importantes. O “Enem, o Sonho & Você”  é um  projeto grandioso,  que une todas as nossas práticas em sala de aula;  é uma aula-show que se utiliza das diversas linguagens”, explicou Fabiano Oliveira. “Gosto quando acontece essa união entre as escolas, pois possibilita a outros estudantes terem acesso à apresentação. Hoje trouxe como convidado o professor de química,  Wesley Fernandes”, anunciou.

Para o professor da Escola Estadual John Kennedy, Wesley Fernandes, é uma imensa satisfação dividir o palco com o professor Fabiano Oliveira. “Como base nos dados do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), os alunos que marcam presença em ações como esta obtêm um melhor desemprenho. É possível verificar que o Estado oferece uma preparação adequada para o Enem. Esse é um momento enriquecedor e importante para os candidatos”, destacou.

Estudantes elogiaram a iniciativa

Beatriz Ferreira Cardoso, discente da 3ª série do ensino médio do Centro de Excelência José Carlos de Souza, parabenizou a iniciativa. “Estou adorando as aulas. Com as dicas e ensinamentos fica mais fácil assimilar o conteúdo. É mais um momento de preparação para o Enem”, declarou, ao comentar que o seu grande sonho é ingressar no curso superior de enfermagem.

Já Bruna Montalvão, aluna da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Nelson Mandela, disse que pretende cursar medicina. “Já faz um certo tempo que estamos numa maratona árdua de estudo, e este momento possibilita aprender ainda mais acerca dos conteúdos cobrados no Enem.  Confesso que estou adorando, tanto a palestra quanto a aula-show”, declarou.

Projeção Nacional

O professor Fabiano Oliveira declarou que o projeto “Enem, o Sonho & Você” já é reconhecido nacionalmente.  “No primeiro semestre deste ano a iniciativa foi apresentada na XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, no Centro de Vivência da Amazônia, no coração de Belém. A Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Pará (Secult) foi a entidade promotora do evento”, finalizou.

Fonte: SEED

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais