Ensino médio da rede pública realiza simulado para vestibular

Alunos se preparam para o vestibular mais concorrido do estado
Faltam pouco mais de três meses para o vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e as escolas da rede pública de ensino estão preparando seus alunos para a seleção. Na manhã desta quinta, 27, estudantes do ensino médio em todo o estado realizaram um simulado desenvolvido especialmente para a preparação do exame da universidade. 

Nesta primeira etapa foram aplicadas provas equivalentes ao Processo Seletivo Seriado (PSS) 1. O simulado segue até 4 de novembro. “A novidade este ano é a prova de redação, preparada nos moldes da UFS”, diz o secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, em visita ao Colégio Atheneu Sergipense durante o simulado.

O simulado integra uma série de ações para a universalização da educação no ensino médio público, incentivadas por uma lei nacional. Dessa forma, espera-se que 100% dos adolescentes sergipanos entre 15 e 17 anos estejam na escola, preferencialmente cursando o ensino médio, até 2011. Fernandes cita as quatro principais ações do governo para a universalização do ensino médio público.

“Expandiremos o número de vagas, criando novas escolas em povoados e periferias dos grandes centros; entendemos que a escola precisa ir até o aluno para que ele se sinta motivado a frequentá-la. O segundo ponto é assegurar uma metodologia de ensino que incentive o aprendizado, para que o aluno adquira o conhecimento necessário e não seja aprovado”, explica.

Outro ponto importante é tornar o ensino médio mais atraente, oferecendo novas tecnologias, discutindo possibilidades de carreira, futuro e mercado. “Para isso, também é preciso criar no aluno um entusiasmo e expectativa de aprovação para entrar numa universidade pública”, acrescenta o secretário.

Por último, é necessário também melhorar a qualidade do ensino fundamental, de modo que não retenha alunos por muitos anos. “Hoje, não só em Sergipe como no resto do país, a quantidade de alunos entre 15 e 17 anos matriculados no ensino médio é de 80%. Queremos aumentar esse índice”.

Isenção de Taxa

“Com a isenção de taxa, pretendemos aumentar o número de inscritos e aprovados no vestibular”
O governo estadual está pagando as taxas de inscrição dos alunos de pré-vestibular para o exame da UFS. “São cerca de cinco mil inscrições, com valor de R$ 250 mil. O propósito é aumentar o número de alunos inscritos e, consequentemente, aprovados no vestibular”.

Em 2009, mais de 2.200 alunos da rede pública foram aprovados. A expectativa, segundo o secretário, é que esse número aumente como tem sido verificado nos úlitmos quatro anos.

Por Marianne Heinisch e Glauco Vinícius

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais