Estudante do IFS é selecionado para Parlamento Jovem

(Foto: Ascom IFS)

Wasley Figueiredo, aluno do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto, terá a oportunidade de vivenciar durante uma semana a rotina de um parlamentar e propor ideias que podem contribuir para a criação de leis. Ele é um dos 78 jovens selecionados para participar da 9ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que acontece de 24 a 28 de setembro, em Brasília (DF).

Ansioso e cheio de expectativas, Wasley compara a sua participação no programa com a realização de um sonho. “Sempre quis ter uma vivência política e cidadã, em que eu tivesse a oportunidade de conhecer e colaborar com o processo político do meu país, e o parlamento jovem vai me proporcionar tudo isso”, afirma.

Ele fala também sobre o seu projeto de lei, que aborda a criação de um Programa de Monitoramento no Ensino Médio Brasileiro. “A ideia do projeto surgiu da minha experiência com a monitoria. Fui monitor de Física no IFS e vi como essa atividade é positiva. Então, resolvi criar um projeto que ampliasse a monitoria, levando o trabalho do monitor a outras instituições de ensino e ajudando no processo de aprendizado nas escolas”, explica Wasley.

Trajeto

Wasley conta que percorreu um longo caminho, que começou na inscrição e culminou na aprovação do projeto. “Depois de fazer a minha inscrição, iniciei um trabalho de pesquisa e análise para saber como criar um projeto de lei. Com o modelo em mente, comecei a escrevê-lo e, assim que terminei o projeto piloto, enviei para alguns professores do IFS, que avaliaram e aprovaram o trabalho. Em seguida, o projeto foi enviado para Secretaria de Estado da Educação (Seed)”, diz.

De acordo com o estudante, o auxílio do IFS foi fundamental para a sua participação no programa. “O IFS, através da Reitoria e da Direção Geral e Gerência de Ensino do Campus Lagarto, teve papel fundamental durante todo esse processo. A professora Gilvânia Souza, por exemplo, fez a avaliação final do projeto e o enviou à Seed, além de estar agora me ajudando com as questões relacionadas à viagem”, conta.

Parlamento Jovem Brasileiro

O PJB é um projeto anual da Câmara dos Deputados, em parceira com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e as secretarias estaduais de Educação, e tem como objetivo oferecer aos alunos de escolas públicas e particulares a oportunidade de conhecer mais a fundo a jornada dos parlamentares brasileiros, através de simulação dos trabalhos políticos na própria Câmara dos Deputados, em Brasília.

Para concorrer a uma vaga no parlamento, os estudantes precisam criar um projeto de lei que deverá tratar sobre temas nas áreas de Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; e Educação, Cultura, Esporte e Turismo. A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Desde então, já participaram do projeto 613 jovens parlamentares estudantes do Ensino Médio.

Fonte: Ascom IFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais