Estudantes aprovam novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Novas regras entram em vigor em janeiro de 2009
Durante solenidade de celebração do centenário de Machado de Assis que acontece nesta segunda-feira, 29, no estado do Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá assinar o decreto para a vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

O acordo entra em vigor a partir de janeiro de 2009 e prevê várias mudanças gramaticais, como por exemplo, o fim do trema; novas regras para o uso do hífen e novas regras de acentuação. Será que os estudantes sergipanos estão preparados para enfrentar e se acostumar com as novas normas ortográficas?

O professor de Língua Portuguesa, Marlon Moura, explica que é tudo uma questão de adaptação. Ele diz que as mudanças serão apenas gramaticais e não semânticas, ou seja, as pronúncias das 

Professor Marlon Moura diz que mudança será positiva
palavras continuarão a mesma. Além disso, Marlon considera satisfatória a mudança, uma vez que vai proporcionar a unificação das línguas portuguesas.

O professor acrescenta que é provável que no primeiro momento as pessoas achem estranho as novas normas. Mas lembra que as regras “antigas” poderão ser utilizadas pelos colégios, vestibulares e concursos públicos até o mês de dezembro de 2012. “Esse prazo de três anos é suficiente para que as pessoas se adéqüem às novas regras”, afirma.

Opiniões

Para os estudantes do 3º ano do ensino médio, Karine Gasparoni e Diego Garcia, o novo Acordo é

Estudantes também acham mudança satisfatória
positivo, pois além de facilitar o processo de intercâmbio entre os países de língua portuguesa, vai forçar as pessoas a conhecer as normas antigas para aprenderem a nova. “Querendo ou não nós estudantes teremos que estudar para saber as regras antigas e assim não escrever errado”, fala Karine.

Para Felipe Oliveira, estudante do 2º ano do ensino médio, a nova norma também vai ser satisfatória, principalmente para quem presta vestibular e concursos. Felipe conta que muitas vezes os estudantes perdem pontos nas provas por errar itens de acentuação. “Com a nova norma vai ser mais fácil estudar português. Acho que vai ajudar todo mundo”, completa.

Veja o que muda com as novas regras:

Clique para ampliar

 

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais