Dois novos projetos voltados para incentivar espaços científico-culturais que promovem atividades de divulgação do conhecimento produzido nas universidades passam a contar com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec). Foram destinados mais de R$ 400 mil para o aprimoramento e expansão da Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA) e a implantação do ‘Buzão da Ciência’ no agreste e sertão de Sergipe. Foto: Alejandro Zambrana / Ascom Sedetec
As propostas foram submetidas a um edital lançado pela Fundação em outubro de 2009. A iniciativa, que conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), busca conceder incentivos a projetos que busquem desenvolver atividades interativas ou estimuladoras da criatividade, da observação científica e da experimentação, todos eles destinados aos jovens.
Um outro objetivo é estimular a visitação dos espaços científicos, já que estes podem contribuir para a melhoria do ensino de ciências nas escolas. Enquanto em países desenvolvidos os centros e museus de são freqüentados por parcela significativa da população, no Brasil a visitação média exibe números muito baixos: cerca de 4% das pessoas visitam alguma destas instituições uma vez por ano.
“A ciência, a tecnologia e a inovação constituem elementos fundamentais para o desenvolvimento. Nesse contexto, é importante apoiar iniciativas que contribuam para popularizar o conhecimento científico, promovendo assim a melhoria de qualidade da formação educacional e cidadania”, diz o diretor-presidente da Fapitec, Ricardo Santana.
CCTECA
Elaborado pela professora Dr. Zélia Soares Macedo, do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o projeto de aprimoramento e expansão da CCTECA pretende ampliar o acervo da unidade com experimentos interativos, abordando temas ligados à biologia, química, estrutura da matéria, nanociência, astronomia e ao meio ambiente.
Buzão
Já a criação do ‘Buzão da Ciência’ é coordenada pelo professor do Núcleo de Química do campi da UFS em Itabaiana, Edson Wartha. O projeto garantirá a aquisição de um ônibus e a sua adaptação com equipamentos e tendas para promover exposições itinerantes em diversas cidades do agreste e sertão de Sergipe.
Com informações da Ascom Sedetec
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B