Feira da Fapitec prestigia trabalhos de estudantes

Evento está sendo realizado na UFS (Fotos: Portal Infonet)

Alunos das redes privada e particular de ensino participam nesta sexta-feira, 30, da V Feira Científica promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) que tem como tema este ano “Luz, Ciência e Vida". O evento ocorre em parceria com a Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Artes de Sergipe (Cienart).

A Feira reúne aproximadamente 200 projetos de escolas públicas, particulares, federais e de instituições de pesquisa no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

De acordo com o presidente da Fapitec/SE, José Ricardo de Santana, o evento visa desenvolver o processo criativo/científico dos alunos. “A feira é a oportunidade que a gente tem de fazer a divulgação científica. Projetos que a gente desenvolve nas escolas e nas universidades também e aqui são apresentados de uma forma lúdica. Objetivo é você dar envolvimento aos alunos logo que eles estão no processo de criação. A gente lançou editais de projetos que ao longo do ano a gente financia, mas a feira só ganhou essa proporção após a parceria que a gente teve com o projeto Cienart que é tocado por professores da UFS, UNIT e IFS onde eles fazem projetos nas escolas para desenvolvimento de programas dessa natureza”, conta.

Os alunos Lyonel e Maxsuel são idealizadores do projeto Sistema Econômico de Água 

Segundo uma das representantes do Cienart, Eva Maria Siqueira Alves, os trabalhos apresentados são desenvolvidos durante o ano. “Essa participação da Cienart é importante não só hoje, mas a gente trabalha isso o ano inteiro com os professores desenvolvendo trabalhos nas escolas particulares e públicas. Professores do ensino superior, das redes estaduais, municipal e particular estão aqui expondo os trabalhos que os alunos desenvolveram com eles em suas escolas e é importante porque é o ensino das diferentes áreas, mas tendo um tom científico”.

Projetos

Durante o encontro, alunos de várias idades puderam expor os projetos desenvolvidos, bem como os resultados obtidos com as pesquisas. Um deles foi o Projeto Sistema Econômico de Água (SEA) idealizado pelos estudantes de eletroeletrônica do Senai, Lyonel Pereira e Maxsuel Araujo dos Santos.

José Ricardo de Santana da Fapitec, prestigiou a feira

Eva Maria diz que os trabalhos são desenvolvidos ao longo do ano 

Segundo Lyonel Pereira, o projeto visa à redução do consumo de água nas residências. “Através de uma pesquisa, percebemos que 30 litros de água são desperdiçados em um dos cômodos da casa, como o banheiro. Para reduzir e reutilizar essa água, montamos um projeto onde a gente pega a água da chuva com a que está sendo desperdiçada na residência onde será captada por um automatizador, por meio de uma bomba e sensores de nível, não sendo necessário realizar a descarga do banheiro e evitando o desperdício. A gente elaborou vários pacotes entre R$ 300 e R$ 500 reais, onde a pessoa pode escolher o melhor orçamento. Após a instalação, a gente faz o monitoramento através de um sistema de web ou por um painel de controle instalado na residência do consumidor. A feira serve para a gente divulgar o nosso projeto que será benéfico a sociedade”, conta.

Premiação

Durante toda a manhã, os alunos foram avaliados por dois professores. Já ao final da tarde, ocorrerá as premiações com bolsa de iniciação científica Júnior e prêmios em dinheiro para os melhores projetos.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais