Os governadores do Nordeste entregaram ao presidente Jair Bolsonaro, na última semana, uma carta pedindo a revisão do corte de 30% no orçamento das universidades e institutos federais de todo país. Belivaldo Chagas, que também assinou a carta, disse em entrevista para nossa reportagem que o pedido é para que o Governo Federal reveja a medida e calcule as consequências para a educação.
Todos os nove governadores do Nordeste assinaram o documento e entregaram em encontro pessoal com o presidente Jair Bolsonaro. Além do pedido de revisão do bloqueio dos recursos das universidades, os governadores também pediram a renovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – recursos que são exclusivos para a educação, cuja vigência se encerra em 2020.
Para Belivaldo Chagas, o fim do Fundeb traria bastante prejuízo, principalmente, para o interior sergipano. “Precisamos ter a garantia que ele será renovado. Se o Fundeb acabar, os municípios praticamente não teriam mais recursos nenhum. Precisamos dessa garantia e foi mais um dos nossos pedidos”, afirmou o governador.
O Governo Federal ainda não se pronunciou a respeita dos pedidos dos governadores e, até então, os cortes anunciados pelo Ministério da Educação na semana passada estão mantidos.
Por Ícaro Novaes
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B