Governo cria comissão de organização de desfiles cívicos

Governo cria comissão de organização de desfiles cívicos (Foto: Seed)

A Comissão Estadual Coordenadora das Comemorações Cívicas da Semana da Pátria 2017 foi instalada na tarde desta quinta-feira, 03, em solenidade realizada no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda. A comissão, criada pelo Decreto de número 30.751, de 21 de julho de 2017, será presidida pelo secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, e deverá incentivar as manifestações de civismo do povo, propiciar maior brilho às comemorações dos 195 anos da Independência do Brasil e criar condições favoráveis à exaltação do sentimento patriótico da juventude e da comunidade.

Além do secretário Jorge Carvalho, integram a comissão, o coronel de Infantaria Marco Aurélio Kuster de Paula, comandante do 28 Batalhão de Caçadores – Batalhão Campo Grande; o capitão de fragata João Batista Barbosa, capitão dos Portos de Sergipe; e o capitão Diego Almeida Teixeira de Souza, comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju/FAB.

Ao se pronunciar durante a solenidade, o secretário Jorge Carvalho lembrou que o Governo do Estado lhe deu a incumbência de promover algumas mudanças no Desfile de 7 de Setembro. "Para tornar o evento mais cívico, dentro das características da tão importante data para o país, limitamos o número de escolas participantes; de instrumentos por bandas e do tipo de música que é permitido entoar durante o desfile e o resultado foi o melhor possível, refletindo nos aplausos que presenciamos no decorrer do desfile do ano passado", disse Carvalho.

Homenagem

Na avaliação do secretário, o 7 de setembro estava se transformando em um desfile alegórico, sem o sentido cívico da homenagem formal do Dia da Pátria. "Podemos homenagear a pátria de vários modos, mas essa homenagem deve ocorrer formalmente de acordo com os padrões cívicos estabelecidos.  A homenagem à pátria pode ser feita todos os dias, porém o desfile cívico militar não pode perder a solenidade que o caracteriza", ressaltou.

Jorge Carvalho disse aos presentes que a Seed está mobilizada e somada a todos que têm responsabilidade com o desfile.  Segundo ele, com as intervenções ocorridas em 2016, o desfile de 7 de setembro recuperou as características de homenagem à pátria. "O desfile agora é mais funcional, objetivo e permite que as pessoas possam assistir com tranquilidade e segurança, retornando satisfeitos aos seus respectivos lares", disse.

Programação

Numa apresentação em data show, o chefe do Cerimonial da Seed, Almir Garcez, apresentou o roteiro do desfile cívico e a programação da Semana da Pátria elaboradas pela Secretaria de Estado da Educação.

A Semana da Pátria terá início no dia 1º de setembro, às 9h, com a solenidade de hasteamento dos pavilhões e acendimento da pira da Pátria, a ser realizada na praça Fausto Cardoso. Já o Desfile de 7 de Setembro, será iniciado às 8h na avenida Barão de Maruim.

De acordo com a programação definida, a Parada Militar irá abrir o Desfile da Independência. Em seguida haverá o desfile estudantil das escolas estaduais, municipais e particulares. Encerrando o desfile, haverá o desfile do pelotão Comunitário com integrantes do Escoteiros do Brasil, Federação dos Bandeirantes do Brasil, Escoteiros Del Rey, LBV, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Grande Loja Maçônica do estado de Sergipe.

O decreto do Governo de Sergipe cria também a Subcomissão de Planejamento do desfile cívico militar. Fazem parte os seguintes membros: os secretários Jorge Carvalho (Educação), João Eloy de Menezes (Segurança Pública), José Sales Neto (Comunicação), José Almeida Lima (Saúde), respectivamente, e o chefe de Gabinete Militar do Governo, coronel Eduardo Henrique; coronel Marcony Cabral, comandante da Policia Militar; coronel José Erivaldo Martins, comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Vivaldy cabral, comandante do Policiamento da capital; Aristóteles Fernandes, superintendente da SMTT, tenente-coronel Alexandre José Alves, da Defesa Civil e o presidente da Associação dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, Sizenando de Azevedo Faro. Além destes, também fazem parte da subcomissão, os servidores da Seed: Almir Garcez, do cerimonial, Moacir Santana, diretor de Finanças, Elias Passos, da DEA, Gleice Queiroz, da Ascom, Maria Auxiliadora Pires, do DEF e Maria Isabel Bittencourt, diretora da DRE 8.

Fonte: Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais