IV Tour “O Enem, o sonho e você” será lançada nesta sexta-feira, 15

Professor Fabiano Oliveira também lançará um EP com paródias para alunos que farão as provas do Enem (Foto: Maria Odília)

O professor Fabiano Oliveira, do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, em Aracaju, lança nesta sexta-feira, 15 de janeiro, diretamente do Museu da Gente Sergipana, a IV Tour “O Enem, o sonho e você”, na oportunidade que também será lançado o EP com paródias para os alunos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). EP é a sigla em inglês para Extended Play, um CD com formato estendido. O trabalho será lançado nacionalmente a partir das 9h, no canal do YouTube Educação Sergipe.

O EP será composto de 20 paródias com conteúdos de Língua Portuguesa e Literatura. Algumas faixas já podem ser baixadas por meio do link: https://www.suamusica.com.br/fabianooliveira4078VoNE/o-enem-o-sonho-e-voce. Com esta ação, o professor Fabiano Oliveira tem o objetivo de levar dicas dos principais assuntos por meio das paródias para alunos da escola pública. A playlist terá artistas como Marília Mendonça, Anitta, Dilsinho, Saulo, Ivete, entre outros nomes da música brasileira.

De acordo com Fabiano Oliveira, o repertório da aula-show foi selecionado por alunos em enquetes. Foram mais de 40 músicas, e ele teve que escolher 20, cujas gravações ainda acontecerão neste início de janeiro. Fabiano pretende chamar artistas sergipanos para fazer algumas participações no EP, que terá um repertório voltado para os principais assuntos de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, tais como Tipologias textuais, Funções da linguagem, Análise sintática, Modernismo, Romantismo e Concretismo, que foram transformados em paródias com canções da atualidade e outras que fizeram história na música.

“A produção do EP foi feita em casa por mim, gravado no quarto e dentro do guarda-roupa para uma melhor acústica. Meu maior objetivo é o aspecto pedagógico das letras. Elas são pensadas com base nos conteúdos didáticos do Enem, facilitando a fixação e a aprendizagem”, disse, explicando ainda que o EP, que se chama “Pra Matar Essa Saudade”, é a base da turnê que está pronta para acontecer nas principais cidades sergipanas e brasileiras em 2021. O trabalho contará ainda com a participação de duas alunas que compuseram a paródia “Diga que vai ler”, que foi a campeã da VI Vitrine Literária: Anna Beatriz Santos Sabino e Sandrielly da Silva Bispo.

“A Tour é de fundamental importância porque nos une e nos fortalece, seja presencialmente, seja online. Por ser em um momento de muita tensão, aprender cantando faz com que os alunos diminuam a tensão. A música alimenta a alma. As paródias são como revisões dos conteúdos e elas trazem palavras e expressões-chave que auxiliam na memorização de conteúdos. Pus as palavras mais comuns dentro das paródias para que eles possam fazer pontos com o que foi lido durante o ano letivo. Aprender de uma forma não tradicional faz com que o conhecimento seja levado para a vida”, afirmou Fabiano Oliveira.

A aluna Anna Beatriz Santos Sabino, uma das que participaram da composição de uma paródia, disse que “a música, quando bem trabalhada, é capaz de facilitar o aprendizado, pois ela chama a atenção dos alunos, promovendo um ambiente agradável e satisfatório. Foram selecionadas músicas que serviram para a produção de paródias, abordando temas recorrentes no Enem como o Romantismo e seus clássicos da literatura brasileira”.

A mesma opinião foi compartilhada pela sua colega Sandrielly da Silva Bispo, que destacou a importância desse trabalho para o aprendizado dos estudantes. “Esse EP tem uma importância fundamental para os alunos que pretendem fazer o Enem, pois ajuda bastante a entender os assuntos relacionados de uma forma descontraída e divertida, com músicas conhecidas e alegres, uma coisa que fica na cabeça, que particularmente me ajuda muito a lembrar dos assuntos apenas cantando”, declarou.

A Revista com as paródias já está disponibilizada no Portal Estude em Casa, no link abaixo: https://www.seed.se.gov.br/estudeemcasa/#/303

 

Fonte: Seduc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais