O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) divulgou nesta sexta-feira, 10, o resultado da análise da água coletada no Centro de Excelência Maria Ivanda de Carvalho Nascimento onde 18 pessoas passaram mal e foram levados a Unidade de Saúde.
De acordo com o superintendente do Lacen, Cliomar Alves, a análise apontou a presença de coliformes totais na água. “Essa é uma análise prévia, mas que confirma a presença de coliformes totais como fezes na água, só não se sabe ainda qual o agente causador”, conta.
A amostra passará por exames complementares para detectar qual o micro-organismo causou o mau estar nos alunos e funcionários da escola. A previsão é que o resultado saia na próxima semana.
Também está em análise no Lacen amostras de alimentos encontrados na escola e a previsão é que o resultado seja concluído em sete dias.
Após o fechamento desta matéria, a Assessoria de Comunicação do Lacen enviou nota informando que os resultados preliminares provenientes do surto alimentar apresentaram resultados insatisfatórios para os parâmetros coliformes totais e cor aparente.
O Lacen reforçou que resultado ainda não é conclusivo e que necessita de análises complementares para elucidar o agente causador do surto, que já estão sendo realizadas e os resultados serão disponibilizados até a próxima terça-feira, dia 14. O Lacen garantiu que os outros alimentos disponibilizados, também estão sendo processados concomitantemente e que os laudos serão liberados até a próxima quinta, dia 16, devido à complexidade das análises.
Seduc
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Seduc que ainda não recebeu informações do Lacen.
por Aisla Vasconcelos
A matéria foi alterada às 20h52 para acréscimo de nota enviada pelo Lacen.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B