O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, está participando em Brasília da II Reunião Extraordinária do Conselho Nacional dos Secretários da Educação (Consed). Durante o evento, está sendo discutido o “Impacto do piso nacional do magistério na folha de pagamento dos estados e o Plano Nacional de Educação”. Nesta terça-feira, 19, todos os secretários foram recebidos pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, na sede do Ministério.
Encontro começou ainda na segunda-feira, 18 (Foto: Divulgação)
A reunião do Conselho teve início na última segunda-feira, 18, às 8h30, com a palestra da secretária de Estado da Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa.
Em seguida aconteceram as palestras do procurador do estado do Mato Grosso do Sul, Ulisses Schwarz Viana e do secretário-adjunto de Educação do Ceará, Maurício Holanda, que abordaram o histórico do Piso Nacional do Magistério. Logo após, aconteceu o posicionamento do Consed com a participação da assessoria jurídica do Conselho. À tarde, o secretário de Estado da Educação de Goiás, Thiago Peixoto, e a presidente do Conselho, Maria Nilene Badeca, falaram sobre o impacto do piso salarial na folha de pagamento dos estados.
Na manhã desta terça-feira, 19, às 9h30, o diretor de articulação e apoio aos Sistemas da Educação Básica -SEB/MEC, Romeu Caputo, e a diretora de Assistência a Programas Especiais, Renilda Pires de Lima, falaram sobre o PAR – Plano de Ações Articuladas. À tarde aconteceu discussão sobre as metas do Plano Nacional de Educação (PDE), com palestras do presidente da comissão especial do PNE, Gastão Vieira, do relator da comissão especial do PNE, Ângelo Vanhoni, do secretário de estado de Educação de Goiás, Thiago Peixoto e do consultor do Consed, Ricardo Martins.
Em seguida, os participantes da reunião assistiram palestra do procurador do Estado do Mato Grosso do Sul, Ulisses Schwarz e do secretário-adjunto da Educação do Ceará, Maurício Holanda, que abordaram o tema: Histórico do Piso salarial: Por que a ADIN.
Fonte: SEED