Orquestra Jovem e Instituto Banese fazem campanha de doação de livros

A iniciativa consiste na arrecadação de livros novos ou usados em bom estado de conservação de diversos gêneros literários e temáticas. (Foto: Divulgação)

O projeto Orquestra Jovem de Sergipe (OJSE) e o Instituto Banese iniciarão nesta quarta-feira, dia 15 de junho, uma campanha de arrecadação de livros para a biblioteca da Orquestra. A ação faz parte do projeto “Ler para Ser: formação crítica do leitor em espaços de vulnerabilidade socioeconômica”, que está sendo desenvolvido, através de projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), por acadêmicos dos cursos de Letras e Biblioteconomia, coordenados pelas professoras Renata Costa e Niliane Cunha.

A iniciativa consiste na arrecadação de livros novos ou usados em bom estado de conservação de diversos gêneros literários e temáticas (literatura brasileira e estrangeira, música, cultura). Os exemplares podem ser entregues até o dia 15 de julho, de segunda à sexta-feira, das 08h às 18h, no Instituto Banese (Av. Ivo do Prado, nº 398, Centro, Aracaju-SE), ou no Espaço Cuidar (Rua B9, Conjunto Valadares, Bairro Santa Maria, Aracaju-SE).

Os livros serão fundamentais para a execução do projeto “Ler para Ser”, que visa possibilitar a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica dos bairros Santa Maria e 17 de Março, inseridos na OJSE, o acesso também à cultura escrita. Isso acontecerá por meio da leitura de textos com as mais variadas temáticas, especialmente aqueles relativos à identidade sociocultural (raça, gênero, sexualidade, consciência de classe, educação, futuro), estimulando formação crítica, transformação e protagonismo social.

Orquestra Jovem de Sergipe

Projeto social realizado pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, com o patrocínio da empresa Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. A iniciativa conta ainda com recurso de fomento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente através do apoio cultural do Banese e do Banese Card, e com o apoio do Instituto Marcelo Déda, da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Instituto Rahamim.

Atualmente o projeto atende 270 crianças e adolescentes, com idade entre seis e 18 anos, dos bairros Santa Maria e 17 de Março, proporcionando iniciação e aprimoramento musical por meio do estudo de instrumentos de corda (Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo) percussão, sopro (Flauta Doce, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé e Fagote), canto coral e musicalização. O projeto promove um encontro entre seus integrantes e a música clássica, abrindo portas para a profissionalização. Com uma equipe de professores qualificados, são oferecidas aulas individuais e em grupo, além de ensaios, que acontecem em três polos: Espaço Cuidar, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Instituto Rahamim, todos no bairro Santa Maria.

Fonte: Ascom/Orquestra Jovem de Sergipe

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais