![]() |
Proposta prevês congelamento de investimentos para educação (Foto: Portal Infonet) |
Com greve prevista para acontecer na próxima semana, os professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) já estão se mobilizando para a próxima assembleia que acontece no dia 1º de novembro. Os mais de 1600 docentes são contra a Proposta de Emenda Constitucional 55, ou PEC 241, que prevê o congelamento de investimentos para educação e saúde por 20 anos.
O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs), Airton de Paula, ressaltou que o movimento é político e que a greve tem grandes chances de ser aprovada na assembleia.
“Essa não é uma greve corporativa, que reivindica carreira, salários e benefícios. essa é uma greve política. A gente está reivindicando que não seja aprovada a Pec 55, que congela os investimentos por 20 anos e também o projeto que prevê a reforma do ensino médio”, diz o sindicalista.
A PEC encaminhada pelo Executivo ao Congresso está prevista para ser votada no Senado no próximo dia 29 de novembro. A proposta prevê a fixação do teto para os gastos seja válido por 20 anos, a partir de 2017, com a possibilidade de revisão a partir do décimo ano de vigência. A proposta prevê que os gastos públicos totais serão reajustados com base na inflação oficial do ano anterior.
Por Eliene Andrade