Pesquisa propôe recuperar rios São Francisco e Jacaré

Rio Jacaré fica no município de Canindé

Cerca de 19 mil árvores foram plantadas às margens dos rios Jacaré e São Francisco com o objetivo de recuperar o equilíbrio ecológico dos rios, que vem sendo degradados. O projeto é desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Univerdidade Federal de Sergipe (UFS), sendo coordenado pelo mestre em Agronomia e professor da UFS, Antenor de Oliveira Aguiar Neto.

O projeto tem como foco estudar o Rio Jacaré no município de  Canindé, através de diferentes vertentes como o monitoramento, a restauração florestal além de simulações e modelagens do rio. O monitoramento consiste em analisar a quantidade e a qualidade do rio Jacaré e do rio São Francisco, e através das simulações perceber os efeitos ecológicos e ambientais e as melhorias da qualidade dos recursos hídricos.

De acordo com o professor, o estudo vem sendo realizado há dois anos. Outro aspecto importante a ser analisado na pesquisa é a questão ambiental.  “A sociedade está começando a sentir claramente os efeitos, como falta de água em diferentes regiões do país, pois estavam localizadas no Nordeste e relacionadas ao clima semi árido e seco, um fenômeno histórico, porém como este caso está passando para outras regiões está chamando  cada vez mais a atenção da população”.

Ainda segundo o professor Antenor, o estado de degradação do Rio São Francisco é muito preocupante. “ o rio já possui nove grandes barragens para gerar energia elétrica, grandes projetos se desenvolveram acerca do rio, porém, infelizmente, toda essa área vem desenvolvendo problemas ambientais como erosões, desmatamento e redução de vazão”.

Resultados

Como resultados, o projeto obteve o plantio 19 mil árvores que foram plantadas no período de 2014 a 2015. O projeto ainda se agregou ao projeto  “Águas de São Francisco”, que permitiu ainda mais recursos para o reflorestamento.

De acordo com Antenor de Oliveira, o que se pode observar fazendo as simulações, é que, para que haja uma mudança significativa em torno de equilíbrio ecológico é preciso reflorestar grandes áreas. “A proposta para o estado é que haja ações de intervenções e recuperações no meio ambiente, além de investimentos que sejam acarretados para a própria realização e execução de projetos em Ciência e Tecnologia”, destacou o professor.

A pesquisa realiza monitoramentos qualiquantitativos da água e modelagem ambiental na bacia hidrográfica do Rio São Francisco e do Rio Jacaré, bem como simulações de cenários de preservação na região do alto curso destes Rios, buscando assim, restituir o equilíbrio ecológico e ambiental.

Fonte e foto: Ascom Fapitec

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais