Petrobras assina contrato para patrocínio a projetos

(Fotos: Lúcio Telles)

A Petrobras assinou na quinta-feira,7, contratos para patrocínio a projetos sociais de dez municípios do estado de Sergipe contemplados pela seleção pública Integração Petrobras Comunidades. O evento ocorreu na sede da Unidade de Operações de Exploração e Produção de Sergipe e Alagoas (UO-Seal), em Aracaju (SE).

Serão destinados cerca de R$ 4,1 milhões, no período de dois anos, a 14 iniciativas de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Divina Pastora, Estância, Itaporanga D’Ajuda, Japaratuba, Laranjeiras, São Cristóvão e Siriri. Cada projeto receberá até R$ 300 mil para atuar com foco em educação para qualificação profissional, geração de renda e oportunidade de trabalho ou garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Segundo o gerente de Relacionamento Comunitário de Responsabilidade Social da Petrobras, José Barbosa, a seleção pública regional possibilita o desenvolvimento social das instituições e o fortalecimento do relacionamento entre os envolvidos. “Esta é uma iniciativa construída coletivamente, de forma compartilhada. Dessa forma, reforçamos e fortalecemos os vínculos com as instituições parceiras”, afirmou.

A cerimônia contou com a participação de gerentes e representantes de unidades da Petrobras da área de abrangência de cidades dos projetos contemplados, autoridades locais e representantes dos projetos sociais patrocinados. A seleção pública foi destinada exclusivamente a iniciativas realizadas no entorno das unidades da companhia. Foram inscritos 52 projetos que passaram por triagem administrativa, avaliação técnica até chegar à escolha final dos selecionados.

Petrobras Integração Comunidades

Criada em 2008, a Integração Petrobras Comunidades é uma seleção pública voltada para o desenvolvimento de iniciativas em comunidades do entorno das unidades da companhia. Por meio dela, a empresa reforça o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua, além de promover a democratização do acesso a a esses recursos e a transparência na escolha dos projetos selecionados.

Sobre os projetos contemplados

Projeto Juventude & Cidadania
Nome da instituição: Instituto Rahamim
Linha de atuação: Educação para Qualificação Profissional
Resumo: O projeto visa promover a inclusão social de jovens de 18 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social do bairro Santa Maria, de Aracaju por meio da qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Serão oferecidos cursos ministrados pela Unidade Móvel do Senac-SE, em diferentes áreas – ambiente e saúde; turismo, hospitalidade e lazer; infraestrutura e produção cultural e design.

Município: Aracaju
Comunidades em Rede
Nome da instituição: Associação de Produtores de Orgânicos de Ponta de Areia
Linha de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho
Resumo: O objetivo é aumentar a renda de agricultores familiares por meio da produção e comercialização de produtos agroecológicos em rede (de produtores e consumidores).

Município: Aracaju
Bom D +
Nome da instituição: Centro Comunitário Sociocultural de Barra dos Coqueiros
Linha de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho
Resumo: O projeto consiste em realizar oficinas de qualificação em gastronômica para 200 jovens em situação de vulnerabilidade financeira, com vistas à autonomia socioeconômica. A iniciativa objetiva contribuir para o fomento da geração de trabalho, emprego e renda na perspectiva da qualidade pedagógica e expansão da cidadania.

Município: Barra dos Coqueiros
Orquestra de Cordas Santa Luzia
Nome da instituição: Ação Social da Paróquia de Barra dos Coqueiros (Aspra)
Linha de atuação: Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente
Resumo: O projeto tem o objetivo de formar músicos por meio de vivências práticas e técnicas em instrumentos de cordas. As atividades são destinadas a estudantes da rede pública municipal de ensino de Barra dos Coqueiros. A meta é que os participantes do projeto passem a integrar a Orquestra de Cordas de Santa Luzia.

Município: Barra dos Coqueiros
Quilombos do Velho Chico – Territórios Produtivos
Nome da instituição: Instituto Braços
Linha de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho
Resumo: O projeto visa à implantação de tecnologias apropriadas à agroecologia para o cultivo e a produção de hortaliças e mandioca para agregar valor e promover a inserção da produção na economia de mercado. A iniciativa prevê fomentar a capacidade empreendedora de jovens, mulheres e agricultores familiares no Território Quilombola do Brejão dos Negros, no município de Brejo Grande.

Município: Brejo Grande
Flor do Mucuri – Mãos Gerando Renda
Nome da instituição: Associação dos Trabalhadores Rurais do Projeto de Assentamento Flor do Mucuri I
Linha de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho e Educação para Qualificação Profissional
Resumo: O projeto consiste em promover a competitividade da agricultura orgânica com foco na consolidação do mercado local e na conquista de novos mercados para garantir a ocupação e renda de trabalhadores rurais do município de Divina Pastora.

Município: Divina Pastora
Projeto Renda Ouro Negro
Nome da instituição: Associação dos Moradores e Amigos do Povoado Maniçoba
Linha de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho e Educação para Qualificação Profissional
Resumo: O projeto consiste em promover programas de educação e qualificação profissional, com base nos princípios da economia solidária para mulheres excluídas do mercado formal de trabalho e em situação de vulnerabilidade social.

Município: Divina Pastora
Apicultura Comunitária e Sustentável
Nome da instituição: Instituto Brasileiro de Ecologia e Sustentabilidade
Linha de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho
Resumo: O projeto tem o objetivo de diversificar e aumentar a renda de agricultores familiares com vistas à inserção da atividade apícola sustentável integrada à cadeia produtiva de comunidades do sul sergipano.

Município: Estância
Ilha dos Aratus
Nome da instituição: Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico de Sergipe
Linha de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho
Resumo: O projeto visa implantar uma cooperativa de turismo e infraestrutura básica receptiva de baixo impacto para fortalecer atividades, serviços e produtos ecoturísticos da Ilha Mem de Sá, em Itaporanga D’Ajuda.

Município: Itaporanga d’Ajuda
Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas
Nome da instituição: Instituto Banese
Linha de atuação: Educação para Qualificação Profissional
Resumo: O projeto prevê a integração de 50 jovens de comunidades de Japaratuba destacando as potencialidades culturais e promovendo a educação profissional de agentes do município que atuam na cadeia produtiva do setor. Serão oferecidas oficinas de gestão cultural participativa e associada; e criatividade.

Município: Japaratuba
Projeto Talento Digital
Nome da instituição: Instituto Casa Operária Vale do Cotinguiba
Linha de atuação: Educação para Qualificação Profissional
Resumo: O projeto consiste em promover oficinas, cursos e treinamentos para jovens de baixa renda em situação de vulnerabilidade social, com foco em montagem e manutenção de equipamentos de informática e na conscientização ambiental sobre resíduos eletrônicos.

Município: Laranjeiras
Mulheres em Ação
Nome da instituição: Associação Comunitária do Pov. Mun. de Laranjeiras
Linha de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho
Resumo: O projeto vai oferecer curso de capacitação e autonomia para mulheres na área da construção civil do município de Laranjeiras. O objetivo é preparar as participantes para o mercado de trabalho de forma articulada com outras políticas públicas com foco no enfrentamento da violência contra a mulher.

Município: Laranjeiras
Frutos da Ilha
Nome da instituição: Sociedade para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico (Sahude)
Linha de atuação: Educação para Qualificação Profissional
Resumo: O projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e sustentável da comunidade pesqueira de Ilha Grande por meio de cursos de capacitação e da implementação de tecnologias sociais que garantam a segurança hídrica e a soberania alimentar da população local.

Município: São Cristóvão
Projeto Beija Flor
Nome da instituição: Associação Comunitária Nossa Senhora das Graças
Linha de atuação: Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente
Resumo: O projeto consiste na implementação de oficinas socioeducativas nas áreas de música, cultura, arte e esporte para o público infanto-juvenil do Povoado Lagoa Grande. A iniciativa prevê proporcionar a redução do analfabetismo funcional e digital, geração de novos conhecimentos e melhoria qualidade de vida dos participantes.
Município: Siriri

Fonte: Ascom Petrobras

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais