A professora Paula Patrícia Santos Oliveira, técnica pedagógica do Serviço de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Sepro/Seed), apresentará em Macau, na China, o projeto “Da Literatura ao Contexto – Uma socialização das práticas de leitura”. O evento ocorrerá no período de 30 de agosto a 2 de setembro e envolverá acadêmicos e pesquisadores de todos os países lusófonos. Projeto envolveu 600 alunos de escolas públicas da capital e interior (Fonte: SEED)
O trabalho da professora Paula Oliveira foi realizado em consonância com o projeto político institucional na Universidade Tiradentes e envolveu estudantes do curso de Letras da Unit. O trabalho teve como público-alvo 600 alunos de escolas públicas estaduais e municipais de Aracaju, Capela, Divina Pastora e Nossa Senhora do Socorro.
Os futuros professores que participaram do projeto apresentaram aos alunos alguns escritores clássicos da literatura brasileira e vivências com a língua portuguesa. Os acadêmicos enfatizaram, através de fantoches, dramatizações, explanações, recitais e muita criatividade, a importância dos autores e suas obras, fazendo uma correlação com a sociedade atual.
A professora Paula Oliveira destacou que neste projeto-ação o mais salutar foi o diálogo dos acadêmicos com os textos e por sua vez dos textos com os alunos. “Construímos um grande momento de leitura, produção e compreensão, mostrando aos alunos receptores do projeto que as obras literárias abordam elementos históricos, políticos, sociais, regionais e estilísticos importantes para a compreensão do cotidiano, da cultura e da identidade de um povo”, declarou Paula Oliveira.
Fonte: SEED