Os professores da rede estadual de ensino fizeram uma manifestação nesta quarta-feira, 13, no calçadão João Pessoa, no Centro de Aracaju. A categoria reivindica o cumprimento da lei por parte do governo do Estado para que seja pago o piso salarial estabelecido, que é de R$ 1.187. Professores podem fazer greve caso o piso não seja cumprido (Fotos: Portal Infonet)
Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensono do Estado de Sergipe (Sintese), Ângela de Melo, o ato busca mobilizar o governo para que convoque a categoria e faça o reajuste do piso enquanto vencimento salarial. “Esta é uma negociação que pleiteamos desde 2010. O piso salarial do professor é estabelecido por lei, mas infelizmente o governador Marcelo Déda ainda não concedeu esse reajuste”, relata.
Segundo a deputada Ana Lúcia o governo deve cumprir o que é estabelecido. “Essa atitude do governo só vem mostrar que o nosso país ainda não é republicano e que não atende os brasileiros. Os professores precisam ser tratados como intelectuais, que sempre têm que estar se aperfeiçoando. A lei é para ser respeitada”, argumentou. A deputada Ana Lúcia participou da mobilização da categoria
Ângela Melo contou ainda que nesta quarta-feira haverá uma reunião entre o Sintese e as Secretarias de Estado da Educação, da Administração e da Fazenda. A deputada Ana Lúcia também estará presente no encontro.
O diretor executivo da base estadual do Sintese, Francisco Andrade, informou que os professores estão aguardando o posicionamento do governo na reunião, mas se mesmo assim nada for estabelecido, os professores poderão realizar uma greve.
“Se não houver em acordo, os professores estão dispostos a fazer uma greve para reivindicar o cumprimento de um direito nosso”, revelou. Ângela Melo, presidente do Sintese, disse que haverá reunião com SEED
Segundo o Sintese já está marcado para o dia 28 de abril uma marcha com os professores da rede municipal e estadual de Sergipe. A categoria irá se reunir em frente a Praça da Bandeira.
Por Grecy Andrade e Diógenes de Souza