Professores de 20 municípios ainda estão sem o 13º

A categoria já está programando manifestações para os próximos dias (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Prefeituras de 20 municípios sergipanos ainda não pagaram o 13º salário aos professores. Por causa disso, em algumas cidades, a categoria já está programando manifestações para os próximos dias. A exemplo dos professores de Santo Amaro, que realizam amanhã, 23, um ato público às 16 horas na Praça da Matriz.

Segundo a diretora do departamento de bases municipais do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Estado de Sergipe (Sintese), Sandra Morais, a falta de pagamento do 13º pode comprometer o início do ano letivo nesses municípios. Vale ressaltar que os professores aposentados da rede estadual de ensino também não receberam o 13º salário.

“O que aconteceu foi um calote. Porque o trabalhador quando se programa para receber o que lhe pertence e não recebe, isso representa um calote. É uma verdadeira falta de compromisso com os professores”, informa, ao acrescentar que nesses 20 municípios não houve queda na arrecadação de recursos da Educação.

“Todos tiveram aumento na arrecadação de recursos. E o não pagamento do 13º salário significa que a mesa desses trabalhadores vai ficar vazia. Será um Natal a pão e água”, lamenta Sandra Morais. De acordo com ela, alguns desses 20 municípios chegaram a pagar 50% do 13º aos professores no último dia 19. “O que não pode acontecer. Se as prefeituras deixaram para pagar em dezembro, tinha que ser o valor integral”, explica.

Providências

O Sintese já moveu uma ação na Justiça para garantir o direito desses professores. “Mas, a gente sabe que existe uma lentidão, especialmente nesse momento que o Tribunal de Justiça está em recesso”, afirma a diretora. A base municipal do Sintese de Estância foi a única que moveu a ação na semana passada. Isso porque a prefeitura anunciou antes do dia 20, que não iria fazer o pagamento do 13º dos professores. “Porém, até agora a ação não teve nenhum resultado”, diz Sandra Morais.

As prefeituras que estão em dívidas com os professores segundo o Sintese são as de: Lagarto, Santo Amaro, Santa Rosa de Lima, Rosário do Catete, Boquim, Pedrinhas, Campo do Brito, Aquidabã, Santana de São Francisco, Estância, Itaporanga D’ajuda, Capela, Feira Nova, Graco Cardoso, Monte Alegre, Gararu, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Salgado e Umbaúba.

Permanecemos à disposição das prefeituras caso queiram se manifestar por meio do 2106-8000 ou jornalismo@infonet.com.br

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais