|
Docentes de Itaporanga reclamam das condições educacionais e salariais |
Professores da rede municipal de ensino de Itaporanga D’Ajuda ocupam a sede da prefeitura em protesto às condições educacionais e salariais da categoria, que segundo eles, são precárias.
Conforme o professor Uilson Menezes, a ocupação ocorreu porque a educação no município passa por muitos problemas crônicos. “Tem escola na cidade que está prestes a desabar com a situação muito precária, acarretando um perigo para os alunos e professores. Há escola que não tem pia e nem vazo sanitário”, destaca.
Segundo ele, o pagamento das férias de 2013 dos professores ainda não foi efetuado. “Além disso, o passivo trabalhista de 2011, 2012 e 2013 e dos três meses do ano de 2014 também não foi efetivado”, afirma.
Outra queixa dos manifestantes é em relação ao abastecimento de água nas escolas. “Quase 80% das escolas possuem caixas d’água de amianto, o que é proibido. As crianças estão tomando desta água, que também é utilizada para a alimentação dos alunos”, revela.
Prefeitura
A equipe do Portal Infonet tentou entrar em contato com a prefeita de Itaporanga D’Ajuda, Maria da Graças, mas não obteve êxito. A equipe de reportagem também entrou em contato com a secretária de Educação, mas foi informada de que a mesma estaria em uma reunião. O Portal permanece à disposição através do telefone 2106-8000 e do email: jornalismo@infonet.com.br.
Por Geilson Gomes e Verlane Estácio