Professores denunciam contratação irregular pela SEED

Professores apresentam denúncias ao MPE (Fotos: Portal Infonet)

Uma comissão de professores aprovados no concurso público 2012 da Secretaria de Estado da Educação (SEED) apresentaram várias irregularidades em reunião na manhã desta quarta-feira, 3, no Ministério Público Estadual (MPE). Eles afirmam que a SEED está renovando contratos, mesmo com a lista de aprovados e reclamam que os concursados não foram chamados. A assessoria de comunicação da SEED informa que os contratos não estão sendo renovados.

Cerca de quatro meses depois do concurso que ofereceu 1700 vagas de imediato,  a maioria dos professores aprovados não estão em sala de aula.  A informação é da vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese),  Lúcia Barroso que acrescenta que já foram convocados 1066 aprovados, sendo que desses 800 já foram nomeados, mas apenas 250 estão em sala de aula. O Sintese junto com os professores  diante dos dados resolveram procurar o MPE para buscar soluções.

A professora de português, Iolanda   Amaro, foi aprovada no concurso , mas até o momento não foi convocada. “Ainda estamos aguardando a convocação, mas enquanto isso a SEED está renovando contrato de professores para mais um ano. Não entendo o motivo desta contratação se há professores concursados para assumir as vagas”, denuncia a professora.

Iolanda foi aprovada, mas até o momento não foi convocada

Iolanda foi aprovada para lecionar  nos municípios de Riachuelo e Santo Amaro de Lima e conta que as escolas estão sem professores em algumas matérias. “Sei que nas escolas que fui aprovada para lecionar está faltando professores. A grande preocupação é com a aproximação do Exame Nacional do Ensino médio (Enem). Como essas alunos vão fazer uma boa prova?”, questiona.

Diante das irregularidades apresentadas, o promotor Fauto Valois orientou a comissão de professores aprovados a formalizar a denúncia. “Pedimos que as irregularidades sejam formalizadas, e assim vamos realizar uma audiência com a SEED para esclarecimento da denúncias”, explica o promotor.

SEED

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seed) informa que já foram convocados através da Secretaria de Planejamento (Seplag) 1066 professores, sendo que 400 já estão em  sala de aula. Ainda foi informado que o grande problema  das convocações  é o número reduzido de peritos para realizar os exames médicos. A Seed garantiu  que até

Promotor orientou comissão a formalizar irregularidades

dezembro todos os professores estarão em sala de aula. Quanto a renovação dos contratos, a Seed ressaltou que a informação não procede.

Por Adriana Freitas e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais