Professores do estado fazem ato no primeiro dia de greve

Ato dos professores pedem reajuste salário e melhorias para a educação pública (Foto: Portal Infonet)

Os professores da rede estadual de ensino estão e, greve por tempo indeterminado desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 18. Neste primeiro dia de greve, a categoria realizou um ato em frente ao Palácio dos Despachos para pedir abertura nas negociações referentes ao reajuste do piso salarial de 13,01% e melhores condições de trabalho. Com a greve, cerca de 170 mil alunos da rede estadual de ensino ficam sem aula.

De acordo com a presidente do sindicato, Ângela Melo, a pauta de reivindicação vai além do reajuste salarial. Segundo ela, as condições de trabalho ofertadas aos professores, assim como as estruturas das escolas, são precárias.

“Nós deliberamos a greve por tempo indeterminado. A pauta vai desde o reajuste do piso para todos, mas ela é mais ampla. A questão da segurança e estrutura física das escolas, que precisam de reforma, falta de material didático nas escolas e gestão democrática”, lista, a sindicalista.

A expectativa dos professores é de que na reunião com a equipe econômica do governo, que acontece na próxima terça-feira, 19, todos os itens da pauta sejam discutidos.

“Amanhã vamos nos reunir com a equipe econômica do estado, esperando que o governo apresente a pauta de reajuste do piso e a pauta para discutir as outras questões. Vale lembrar que o reajuste do piso se dá no mês de janeiro, estamos em maio e o governo não reajustou o piso para todos, como mandam a lei”, espera Ângela, ao lembrar que o encontro acontece às 11h no Palácio dos Despachos.

Seed

A assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), informa que a expectativa é de a greve seja encerrada o mais rápido possível, já  que os alunos precisam se preparar para o Enem Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Segundo a SEED o órgão ainda não foi notificado legalmente sobre a greve dos professores.

Sobre as reivindicações de reforma e segurança, o assessor de comunicação da Seed, Elton Coelho, informou que 107 escolas já foram reformadas, outras 38 estão em andamento e 40 em projeto. Ainda segundo a assessoria, R$200 milhões já foram investidos em reformas. Já sobre a segurança nas escolas, o assessor afirma que a Seed tem combatido a violência.

Governo 

A assessoria de comunicação do Governo do Estado informa que o Governo está preocupado com a melhoria da qualidade ensino. “Temos hoje um dos piores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do país e o governo está buscando o apoio de todos para melhorar esse indicies. Essa é a grande preocupação do governo, que está cumprindo lei, pois paga o piso. Nenhum professor do estado ganha menos de R$2.700, por isso o governo vai buscar dialogar com o sindicato da categoria para que possa encontrar uma solução”, diz o secretário de comunicação do Governo, Sales Neto.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais