Profesores estão sem receber desde outubro de 2015 (Foto: Arquivo Infonet) |
Professores que ministram aula para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) denunciam a falta de pagamento referente a 2015. Desde o mês de outubro do ano passado, os professores estão sem receber os salários e o décimo terceiro.
O pagamento aos professores é realizado pelo município de Aracaju mediante repasse Governo Federal por meio do Ministério da Educação.
A equipe do Portal Infonet conversou com a professora de ciências humanas, de iniciais E.R, que ministra aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental Oviedo Teixeira. De acordo com ela, mais de 100 colegas de profissão estão sem honrar os próprios compromissos financeiros devido ao atraso de pagamento.
“Dia 27 de outubro recebemos a informação da coordenadoria do Projovem informando que estavam sem verba para nos pagar. Também está atrasado o salário dos coordenadores, merendeiras e cuidadores, porém o MEC e FNDE tem que nos dar uma satisfação, já que cabem a eles a liberação da verba. Tem professores que não tem outro vínculo. Estamos com as contas atrasadas e a situação mais grave é de dois professores que foram despejados das suas casas porque não tinham dinheiro para pagar o aluguel”, lamenta.
Na falta de pagamento e para não prejudicar os alunos, os professores optaram por elaborar o próprio calendário de aulas e realizar o revezamento para dar aula. “No Oviedo Teixeira somos 14 professores e temos aulas todos os dias, só que apenas quatro professores estão indo por dia. As aulas estão acontecendo, mas não no mesmo ritmo. Fizemos o revezamento para que os alunos não fiquem sem aula”, conta.
Como uma alternativa, os docentes pretendem agendar uma reunião com o secretário municipal de educação com o objetivo de pedir esclarecimentos quanto a falta de pagamento.
Município
Quanto ao pagamento dos professores do Projovem, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) esclareceu que apenas o pagamento do início de outubro do ano passado foi feito e que o restante está impossibilitado devido a falta de repasse do Ministério da Educação.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B