Os professores da rede municipal de ensino de Canhoba estão em greve. No município, as aulas deveriam ter sido iniciadas na segunda-feira, 10, mas os professores decidiram ocupar o prédio da prefeitura, onde permanecem acampados em protesto à falta de reajuste do piso salarial do magistério, que está congelado desde o ano de 2017, segundo informações do professor Aerton Luiz Soares, coordenador de formação e educação da subsede de base do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese). Essa não é a primeira vez que os professores ocupam a prefeitura para defender os interesses da categoria.
O sindicalista informa que a greve também foi motivada pelas precárias condições de trabalho e pela falta de material pedagógico para que os alunos possam utilizar durante as aulas. Conforme revelou, as sete escolas do município necessitam de manutenção devido a problemas na estrutura física dos prédios e o material pedagógico não foi distribuído.
Conforme informações do professor Aerton Luiz, o piso salarial está mantido no patamar do exercício de 2017: R$ 2.298,00. De acordo com o coordenador da subsede de base do Sintese, atualmente o piso salarial do magistério foi fixado em R$ 2.886,24. Segundo Aerton Luiz, o prefeito prometeu fazer o ajuste referente aos anos de 2017 e 2018 no ano passado, assim como assumiu o compromisso de fazer, em data posterior, um novo ajuste ao piso para recompor o valor estabelecido no ano 2019. “Mas o ano acabou e ele não fez nada”, lamentou.
Na segunda-feira, 10, os professores decidiram iniciar os protestos. Ao invés de seguir para as salas de aula nas escolas, os manifestantes foram à sede da prefeitura. Lá, eles realizaram uma assembleia geral e decidiram adiar o retorno às aulas.
O Portal Infonet tentou ouvir o prefeito, mas não obteve êxito. O número dos telefones informados no site oficial da Prefeitura de Canhoba não funcionam. O Portal também tentou contato através do número do telefone pessoal do prefeito, mas a ligação também não completou. O Portal permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.
por Cassia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B