Profisisonais fizeram um ato (Foto: Helba Rocha) |
Professores e demais profissionais [supervisores administrativos e orientadores pedagógicos] que atuam pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) realizaram um ato na manhã desta terça-feira, 19. O protesto foi para denunciar o atraso de salário desde o mês de agosto de 2015.
Por conta do não pagamento, as aulas ministradas foram paralisadas em alguns municípios sergipanos a exemplo de Estância, Socorro e Carmópolis. Segundo os professores, a resposta da direção do Instituto Federal de Sergipe (IFS) é que o repasse não está sendo realizado pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a professora Helba Rocha, devido à demora do recebimento do salário, os professores decidiram enviar um email solicitando uma resposta por parte do MEC.
“O MEC nos respondeu dizendo que o repasse estava sendo feito e que o último ocorreu em novembro. Decidimos novamente procurar o IFS que não nos dá um retorno, o email que a gente passa eles não respondem e quando falam é algo vago. Também estamos tendo um desconto de 11% no INSS, mas o valor não está sendo visualizado no extrato”, reclama.
Para piorar a situação, Helba Rocha garante que os alunos estão se recusando a ir assistir as aulas. “Alguns alunos que também recebem o auxílio não estão querendo ir a aula porque não tem como se deslocar. Já os professores tem que arcar do próprio bolso para conseguir dar aula. Tem uma professora de culinária que teve que fazer uma vaquinha com os alunos para comprar os alimentos para preparar as receitas”, lamenta.
IFS
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria do IFS que informou que nesta terça-feira, 19, foi liberado o pagamento referente ao mês de agosto de 2015. Para os profissionais que recebem pelo Banco do Brasil, o valor estará na conta a partir de amanhã. Já para os demais bancos, o valor poderá cair na conta em um ou dois dias.
A assessoria esclareceu ainda que os pagamentos estão sendo feitos à medida que o MEC realiza o repasse, sendo que o último repasse feito foi suficiente para pagar o salário referente ao mês de agosto.
Quanto ao desconto do INSS, a assessoria informou que houve apenas um problema de informação com a Receita, sendo que posteriormente o trabalhador poderá conferir o depósito retroativo.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B