Professores alfabetizadores das redes estadual e municipal de Aracaju se reuniram na manhã desta quarta-feira, 18, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José de Figueiredo Barreto, na capital, para mais um encontro promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Educação/ Serviço de Ensino Fundamental (DED/SEF). O Desenvolvimento Profissional do Programa Mais Alfabetização promoveu discussões e reflexões acerca das ações que visam a melhoria da qualidade de ensino.
Na ocasião, os técnicos do DED e representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), fizeram a apresentação do programa e esclareceram as principais dúvidas. A coordenadora estadual, Sônia Vasconcelos Kerner, explicou que o encontro acontecerá em todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs).
Ainda segundo a coordenadora, o Desenvolvimento Profissional do Programa Mais Alfabetização visa proporcionar aos professores a oportunidade de refletir a partir da análise dos dados obtidos por intermédio das avaliações de diagnóstico realizadas pelos estudantes com o objetivo de planejar intervenções pedagógicas com o propósito de superar as dificuldades.
“Recebemos a orientação da equipe do Ministério da Educação (MEC) para realizarmos o Desenvolvimento Profissional. É importante esclarecer que essa iniciativa diferencia de uma capacitação profissional. Dessa maneira, o professor já deve possuir todo o saber técnico para executar o Programa”, explicou Sônia Vasconcelos Kerner.
A coordenadora da Undime, Márcia Barreto, ressaltou a importância da parceria do Estado com os municípios. “O novo olhar do Programa reconhece o valor de somar esforços com o objetivo de melhorar os indicadores e erradicar o analfabetismo”, comentou.
A professora Cristiane Santos Souza, da Escola Estadual Professora Aurea Melo, elogiou a iniciativas. “Encontros como esse é importante para promover a troca de experiências. Com o compartilhamento das iniciativas exitosas podemos repensar nas estratégias para promover avanços”, disse.
Durante o encontro, a técnica pedagógica da Seed, Jéssica Messias, realizou a apresentação do Sistema de Monitoramento do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed). “O objetivo da plataforma é monitorar a execução do programa nas redes e escolas pública por meio das ações desenvolvidas. Além das avaliações, o programa informa o nível de desempenho que o estudante se encontra”, declarou.
Mais Alfabetização
O Mais Alfabetização é uma política nacional que reforça o que é apresentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que a alfabetização deve ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental.
De acordo com o modelo do Programa, em cada sala de aula deve contar com um professor assistente, juntamente com o professor alfabetizador, para garantir que aconteça a alfabetização da criança até os oito anos de idade. A iniciativa atende também às escolas da rede municipal.
Fonte: ascom SEED
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