Projeto de astrofotografia é destaque em mostra

Projeto foi classificado em 2º lugar em Engenharia de Material

Um projeto que consiste na captura de imagens de corpos celestes, utilizando uma webcam de computador adaptada com um telescópio, elaborado pelo aluno do ensino médio, José Matheus Santos Fontes e o ex-aluno David Maia Santos, do Colégio Estadual General Calazans, localizado no município de Nossa Senhora das Dores, foi destaque na VIII Mostra do Movimento Científico Norte-Nordeste (MOCINN), realizado no período de 26 a 30 de setembro de 2017, na cidade de Imperatriz, no Maranhão.

O projeto orientado pelo professor Nilson Silva Santos ficou em segundo lugar na categoria de Engenharia de Materiais e se certificou para ser apresentado na Feira Internacional Milset Amalat, no período de 2 a 6 de julho de 2018, no Chile.

A escolha dos melhores trabalhos aconteceu neste sábado, 30, durante o encerramento da Mostra. Os alunos, o professor orientador e a escola ganharam também medalhas e certificados.

"O trabalho concorreu com vários outros do país – Chile, Colômbia, México – e ficamos em segundo lugar. Serve para expandir os horizontes educacionais, fortalecendo a pesquisa, os experimentos e o intercâmbio. Durante a exposição dos trabalhos, sete avaliadores fizeram referências positivas ao Projeto de Astrofotografia Alternativa. Isso tudo nos motiva a continuar no campo da pesquisa científica com os alunos do Colégio General Calazans. ", disse o professor orientador Nilson Silva Santos.

De acordo com o professor, a feira tem como foco o compartilhamento de experiências e conhecimentos. Ele disse que mesmo não estando mais desenvolvendo o projeto no General Calazans (Nossa Senhora das Dores), foram os alunos de lá que realizaram o projeto. “Foi desenvolvido pelos alunos do General Calazans e daremos continuidade no Centro de Excelência João de Melo Prado, em Divina Pastora, onde estou lecionando no Ensino Médio Integral”, explicou.

Projeto

No ano passado, o Projeto dos alunos sergipanos foi apresentado na 31ª Mostratec, a maior Feira de Ciências da América Latina, que aconteceu na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

"Esse evento, por sinal, contou com a participação de 21 países. Na ocasião, recebemos três prêmios: medalha de destaque na área de Engenharia de Materiais; submissão para representar Sergipe na VIII MOCINN e o credenciamento para representar o Brasil na Lumitech, no Paraguai", disse.

De acordo com o professor, o trabalho "Astrofotografia Alternativa" é destinado a astrônomos amadores que desejam obter imagens da Lua, de Planetas do Sistema Solar ou de outros objetos cósmico. "Quero agradecer o apoio que estamos recebendo da Secretaria de Estado da Educação. Agradeço também a Douglas Vinicius, que forneceu o modelo da webcam adotada, e David Maia, ex-aluno do colégio, que participa das diversas etapas da montagem do projeto", ressaltou.

Nilson Silva Lima, lembra que, desde 2015, o Projeto Astrofotografia Alternativa é desenvolvido e credenciado a participar de Feiras e Eventos Científicos pelo país, por ter um caráter inovador e de baixo custo.

MOCINN

O Movimento Científico Norte-Nordeste, foi criado em 2009 por professores que sentiram a necessidade de se ter uma feira itinerante entre os estados do Norte e Nordeste.

O MOCINN representa mais uma ação de incentivo ao desenvolvimento de trabalhos científicos e culturais no âmbito das escolas e universidades do Norte/Nordeste.

É também, um espaço rico de possibilidades para a expressão da criatividade e para o desenvolvimento das habilidades do aluno, do professor e da escola no campo da pesquisa.

Fonte e foto: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais