![]() |
Projeto foi classificado em 2º lugar em Engenharia de Material |
Um projeto que consiste na captura de imagens de corpos celestes, utilizando uma webcam de computador adaptada com um telescópio, elaborado pelo aluno do ensino médio, José Matheus Santos Fontes e o ex-aluno David Maia Santos, do Colégio Estadual General Calazans, localizado no município de Nossa Senhora das Dores, foi destaque na VIII Mostra do Movimento Científico Norte-Nordeste (MOCINN), realizado no período de 26 a 30 de setembro de 2017, na cidade de Imperatriz, no Maranhão.
O projeto orientado pelo professor Nilson Silva Santos ficou em segundo lugar na categoria de Engenharia de Materiais e se certificou para ser apresentado na Feira Internacional Milset Amalat, no período de 2 a 6 de julho de 2018, no Chile.
A escolha dos melhores trabalhos aconteceu neste sábado, 30, durante o encerramento da Mostra. Os alunos, o professor orientador e a escola ganharam também medalhas e certificados.
"O trabalho concorreu com vários outros do país – Chile, Colômbia, México – e ficamos em segundo lugar. Serve para expandir os horizontes educacionais, fortalecendo a pesquisa, os experimentos e o intercâmbio. Durante a exposição dos trabalhos, sete avaliadores fizeram referências positivas ao Projeto de Astrofotografia Alternativa. Isso tudo nos motiva a continuar no campo da pesquisa científica com os alunos do Colégio General Calazans. ", disse o professor orientador Nilson Silva Santos.
De acordo com o professor, a feira tem como foco o compartilhamento de experiências e conhecimentos. Ele disse que mesmo não estando mais desenvolvendo o projeto no General Calazans (Nossa Senhora das Dores), foram os alunos de lá que realizaram o projeto. “Foi desenvolvido pelos alunos do General Calazans e daremos continuidade no Centro de Excelência João de Melo Prado, em Divina Pastora, onde estou lecionando no Ensino Médio Integral”, explicou.
Projeto
No ano passado, o Projeto dos alunos sergipanos foi apresentado na 31ª Mostratec, a maior Feira de Ciências da América Latina, que aconteceu na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
"Esse evento, por sinal, contou com a participação de 21 países. Na ocasião, recebemos três prêmios: medalha de destaque na área de Engenharia de Materiais; submissão para representar Sergipe na VIII MOCINN e o credenciamento para representar o Brasil na Lumitech, no Paraguai", disse.
De acordo com o professor, o trabalho "Astrofotografia Alternativa" é destinado a astrônomos amadores que desejam obter imagens da Lua, de Planetas do Sistema Solar ou de outros objetos cósmico. "Quero agradecer o apoio que estamos recebendo da Secretaria de Estado da Educação. Agradeço também a Douglas Vinicius, que forneceu o modelo da webcam adotada, e David Maia, ex-aluno do colégio, que participa das diversas etapas da montagem do projeto", ressaltou.
Nilson Silva Lima, lembra que, desde 2015, o Projeto Astrofotografia Alternativa é desenvolvido e credenciado a participar de Feiras e Eventos Científicos pelo país, por ter um caráter inovador e de baixo custo.
MOCINN
O Movimento Científico Norte-Nordeste, foi criado em 2009 por professores que sentiram a necessidade de se ter uma feira itinerante entre os estados do Norte e Nordeste.
O MOCINN representa mais uma ação de incentivo ao desenvolvimento de trabalhos científicos e culturais no âmbito das escolas e universidades do Norte/Nordeste.
É também, um espaço rico de possibilidades para a expressão da criatividade e para o desenvolvimento das habilidades do aluno, do professor e da escola no campo da pesquisa.
Fonte e foto: SEED
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B