(Foto: Arquivo/ Ascom Seed) |
Neste sábado e domingo, 3 e 4, toda a complexa logística de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 será realizada nos 165 municípios brasileiros onde uma segunda aplicação foi necessária por causa das ocupações de escolas e instituições de ensino superior. Outro motivo, em menor proporção, foram intercorrências ligadas, principalmente, a problemas de infraestrutura, como interrupção de energia elétrica.
Apesar de Minas Gerais ter o maior número de pessoas esperadas para a segunda aplicação, foi a Bahia o estado com mais municípios afetados: 31. Minas Gerais terá provas em 27 cidades; Paraná, 23; e Pará, 11. Quando se olha para os locais de aplicação, Minas volta a liderar. No estado, 83 escolas e instituições de ensino superior vão sediar as provas. A política de segurança do Enem não permite a divulgação dos nomes e endereços desses locais.
Logística
A distribuição dos inscritos em seus locais de prova segue diversas variáveis. Os locais são definidos após análise dos coordenadores municipais, que buscam ambientes com boa infraestrutura, acesso facilitado a pessoas com necessidades especiais e localização acessível por meio de transporte público. Há também um esforço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para deixar essas pessoas o mais próximo possível de seus locais de residência.
Já o ensalamento, que é a divisão dos inscritos em salas, respeita a critérios relacionados a demandas especiais, como uso de nome social, necessidade de salas de fácil acesso para idosos e inscritos que demandaram atendimento específico ou especializado, necessidade ou não de instrumentos de inclusão.
Com informações do Inep
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B