Na tarde deesta sexta-feira, 8, educandos e oficineiros do Mídia Jovem, projeto executado pelo Instituto Recriando com o patrocínio do Governo de Sergipe e da Oi Futuro, irão ministrar oficinas-intervenções de rádio, mídia impressa, vídeo e fotografia para lideranças jovens presentes na abertura do I Fórum Social Estadual da Juventude. As oficinas acontecem hoje, a partir das 15h, e fazem parte da programação do evento, que segue acontecendo até o próximo domingo, 10, no ginásio de esportes Constâncio Vieira. Projeto Mídia Jovem participa da abertua do Fórum Social da Juventude (Foto: Divulgação/Arquivo Infonet)
O intuito das oficinas é dar voz aos jovens participantes do Fórum e fazer com que eles exerçam sua participação social e política através do uso das ferramentas da comunicação, fomentando assim os debates acerca dos eixos temáticos do encontro: Inclusão social e direitos humanos; educação, cultura e comunicação; saúde e esporte; trabalho, reforma agrária e protagonismo juvenil; meio ambiente e turismo.
Depois de uma breve apresentação das técnicas de comunicação para os participantes dos seus respectivos grupos, os oficineiros, acompanhados dos educandos e monitores do Mídia Jovem, irão orientar a elaboração de peças de comunicação que reflitam os eixos temáticos do encontro. Ao final da tarde, serão produzidos um videoclipe, um fanzine, um programa de rádio e um slideshow de fotografias, que serão disseminados entre os próprios jovens presentes no Fórum, a fim de socializar as informações debatidas entre cada uma das oficinas ministradas e fomentar o debate acerca de temas socialmente relevantes.
O evento irá reunir estudantes e jovens de todo o Estado de Sergipe engajados em movimentos sociais e populares, política estudantil, cultura popular e de rua, além de adolescentes interessados e envolvidos com iniciativas de participação social e protagonismo juvenil. Entre os grupos participantes do evento estão o MST, MOTU e a CUFA. Durante os três dias de realização do evento, estes jovens irão elaborar propostas de políticas públicas que serão encaminhadas para o Governo do Estado, prefeituras, sociedade civil e movimentos sociais organizados.
A programação do Fórum inclui oficinas de graffiti, exposições fotográficas e de artes plásticas, esportes como surf, skate e jiu-jitsu, apresentações artísticas de dança, teatro e shows com artistas sergipanos. Além das atividades recreativas e culturais, o evento conta também com diversos espaços de debates e palestras sobre temas como a participação social e popular; controle social na saúde; identidade, diversidade e cultura regional, acesso à comunicação e cidadania, entre outros.
Para participar do I Fórum Social Estadual de Juventude batsa doar 1kg de alimento não perecível, que deve ser entregue na Avenida Gonçalo Prado, 901, Centro ou no balcão de informações montado durante o próprio evento. Todo material recebido será revertido para instituições assistenciais sem fins lucrativos. As inscrições podem ser feitas através do telefone 9998-0070 ou e através pelo email: juventudefsej@gmail.com.
Fonte: Instituto Recriando