Rede municipal de ensino terá conteúdo programático uniforme

Tereza Cristina Cerqueira
O Programa de Conteúdos Curriculares da Rede Municipal de Ensino será lançado na manhã desta terça, 4, às 10h no Hotel Parque dos Coqueiros. Em entrevista exclusiva ao Portal Infonet, a secretária municipal de Educação, Teresa Cristina Cerqueira da Graça, explicou os motivos da implantação do conteúdo, como ele foi produzido e falou das metas a serem alcançadas.

Portal Infonet – Quais são os motivos que levaram a Secretaria Municipal de Educação a implantar um novo programa de conteúdo curricular para a rede de ensino?
Teresa Cristina –
Na verdade, não tínhamos um programa curricular, nós estamos implantando um. Este programa será utilizado por toda a Rede desde a creche, zero anos, até o 9º ano do Ensino Fundamental. Todos irão falar a mesma “língua”. O que um professor de português estiver trabalhando na quinta série de uma escola, outro professor que ensina o mesmo ano e a mesma disciplina em outra escola também estará lecionando. Não seremos mais ‘refém’ do livro didático. Ele (o livro) que terá que se adequar ao nosso programa. O material chega para nortear e definir os assuntos dados nas salas de aula, que antes seguiam a ordem proposta por livros didáticos.

Infonet – O professor não fica “restrito” quando se tem um programa específico a seguir?
TC-
  Não significa dizer que existirá uma “camisa de força”. Cada professor utilizará a sua metodologia, mas a quinta série que eu dou aula terá que estar no mesmo patamar da outra escola. A que estiver um pouco atrasada terá todo o ano letivo para melhorar. Agora a Rede tem um conteúdo programático uniforme. E foi o próprio professor que ajudou a fazer este material. O aluno será o maior beneficiário. Ele pode sair de uma escola de um bairro para outro que não terá dificuldade em acompanhar.

Material que será entregue nas escolas com todo o conteúdo programático
Infonet – Quais as principais metas que o novo programa tenta alcançar? Os números baixos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade de Aracaju incentivaram esta mudança do programa?
TC-
  O principal objetivo é melhorar a qualidade de ensino e o aprendizado dos nossos alunos. O MEC vem estimulando para que as redes façam uma proposta pedagógica, que os municípios sigam os parâmetros dos currículos e atendam a uma base nacional. Mas, por exigir um consenso entre divergências teóricas, se configura como um trabalho difícil. A proposta pedagógica é um dos compromissos da campanha ‘Pelo Direito de Aprender’ que demos início no ano passado. Na verdade, eu a considero a ação mais importante da campanha, pois mexe com todo o cotidiano. E também visamos a melhora dos nossos índices educacionais. O Ideb de Aracaju no ano de 2005 para o 4º ano foi de 2,9 e em 2007 aumentou para 3,3. Já na 8ª série (9º ano) ampliou de 2,5 para 3,3, nos mesmo período.

Infonet – Quando será iniciada a implantação do Conteúdo Programático?
TC- Este trabalho vem sendo feito desde 2007 por alguns professores, principalmente por aqueles que participaram efetivamente na discussão e  produção do conteúdo. Mas logo após o lançamento oficial, o mesmo será usado pelos professores que implantarão aos poucos na sala de aula. Para a compilação do material em Aracaju foram convidados mestres e doutores do Estado, que fizeram o trabalho teórico com a participação dos professores da rede municipal na elaboração do programa.

Infonet – Não existirá dificuldade para o professor implantar esta proposta?
TC-
Os mestres estão participando do que denominamos ‘Horas de Estudo’, onde eles se reúnem semanalmente ou quinzenalmente para avançar na implementação do programa na rede. O maior desafio é multiplicar para todos os professores, também teremos maiores cobranças, mas conseguimos implantá-lo. Agora é continuar o trabalho. É bom que se frise que o Programa de Conteúdos Curriculares traz, além das matérias da grade curricular, noções de cidadania, como cuidados com a saúde e educação no trânsito, e questões sobre o meio ambiente.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais