Reunião avalia censo em Santana do São Francisco

Censo foi discutido em reunião entre MPE e prefeitura (Foto: Arquivo Infonet)
Quase um mês e meio depois da realização do Censo Educacional em Santana do São Francisco, distante 126 km de Aracaju, os responsáveis pelo evento reuniram-se na última segunda-feira, 23, para avaliar os dados colhidos no município. A reunião aconteceu no Ministério Público Estadual (MPE), órgão responsável pelo Censo, juntamente com Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Para o representante da Promotoria dos Direitos à Educação do MPE, promotor Etélio Prado Júnior, Santana mostrou um ótimo desempenho. E os dados comprovam a avaliação do MPE. O Censo Escolar visitou cerca de 1.800 domicílios no município, mas apenas 74 crianças ou jovens, entre três e 18 anos, foram detectados fora da escola. O dado mais preocupante, no entanto, foi o número de crianças entre zero e dois anos fora das creches.

“Tivemos um registro de 99 crianças nessa situação, mas, como não é uma obrigatoriedade, esse número não chega a abalar o bom resultado educacional do município”, esclarece o promotor Etélio Prado. Outro número alto foi o de pessoas acima de 18 anos e que estão fora das unidades escolares. “Nesse caso tivemos um grande registro, mas a maioria dessas pessoas já estão na fase adulta ou na terceira idade, e o estudo já não é tratado como prioridade”, justifica.

Projetos

Mesmo não sendo obrigatório, a prefeitura já tem projetos para a construção de duas novas creches em Santana. Q
uanto ao caso dos maiores de 18 anos, o prefeito do município, Ricardo Roriz, explica que os dados serão entregues ao Sergipe Alfabetizado para que o programa tente levar esses adultos de volta para o ambiente escolar.

Diante do bom resultado já comentado no início da matéria, Ricardo Roriz se mostra bastante orgulhoso e satisfeito.

Próximo passo

O próximo passo do Censo Escolar em Santana do São Francisco será o pós-censo, que inclusive já tem data marcada para acontecer. “Será no próximo dia 19 de novembro. Até lá, as casas onde foram detectadas pessoas fora da escola serão notificadas e convocadas a comparecerem na Escola Municipal Afonso de Oliveira Fortes nesta data”, explica o pormotor.

“Lá elas serão devidamente matriculadas para que em 2010 todas as crianças e jovens de Santana estejam estudando e caminhando para um brilhante futuro”, completa Etélio Prado. A próxima reunião para definir os passos do pós-censo será no dia 13 de setembro, no MPE.

Com informações da Agência Empauta

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais