Secretário vai à UFS e faz diagnóstico da Educação

Secretário vai à UFS e apresenta diagnóstico da Educação em SE (Foto: Maria Odília/Seed)

Ao ser convidado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) para apresentar o diagnóstico da realidade educacional do estado de Sergipe, o secretário Jorge Carvalho voltou a reafirmar a necessidade de se compor uma "Rede de Compartilhamento", objetivando vencer os desafios que o Sistema Educacional de Sergipe impõe.

Para um público formado por Pró-Reitores, diretores de Centros Acadêmicos, professores, coordenadores de Núcleos e Cursos; o secretário de Estado da Educação expôs que o papel principal do governo estadual é a formulação e a condução da política educacional de Sergipe.

"Na verdade, a responsabilidade é de todos que compõem a sociedade. Não há alternativas que não envolvam o compartilhamento dos desafios que envolvem o poder público estadual, os gestores municipais, professores, instituições de ensino superior, dirigentes de todas as redes, empresários, políticos, as famílias e os próprios alunos", disse o secretário.

O alto índice do analfabetismo em Sergipe foi destacado por Jorge Carvalho. Segundo ele, na faixa etária de até 15 anos, existem cerca de 300 mil jovens que continuam analfabetos. "Tem ainda aqueles que freqüentam as salas de aula, mas não sabem ler ou escrever, elevando consideravelmente o número de analfabetos no estado", ressaltou.

Entre os diversos pontos abordados, Jorge Carvalho expôs a necessidade de reorganizar as matrículas, a distorção idade/série e os números do IDEB nas escolas da rede pública estadual de ensino. Ele apresentou gráficos com diversos dados informativos sobre o ensino fundamental, que tem 62% dos alunos matriculados, e o ensino médio, responsável por apenas 14% das matrículas.

"De cada 100 alunos que ingressam no ensino fundamental, menos de 40 prosseguem os estudos no ensino médio. Isso em um país no qual deveríamos ter uma escolarização garantida para todos, principalmente a educação básica", relatou.

Avaliação

Ao reitor Ângelo Antoniolli e demais convidados, o secretário revelou que o ensino na rede privada em Sergipe também não vai bem, tal qual o quadro apresentado no setor público.

"As escolas da rede particular, se comparadas com as de outros estados brasileiros, também não estão com uma boa avaliação, ficando na 3ª pior colocação no ranking brasileiro", disse. Para ele, "todos estão no mesmo barco. Se não houver união de forças, irão afundar juntos", alertou.

Jorge Carvalho afirmou que o aluno é o foco principal e que o compromisso de mudança deve ser de todos. Durante a palestra do secretário Jorge Carvalho na UFS, surgiu a ideia da realização de um Fórum das Licenciaturas, com a participação de vários setores da sociedade, gestores e educadores.

Desafios

O reitor Ângelo Antoniolli, em nome da UFS, agradeceu a presença do secretário e reiterou que a instituição de ensino superior irá trabalhar em conjunto com a Seed no sentido de melhorar os índices educacionais do setor público em Sergipe.

"Estamos fazendo uma Universidade aberta para todos, para a sociedade e para Sergipe, elevando cada vez mais o estado. Precisamos cada vez mais integrar as ações e promover um diálogo interativo permanente", disse.

O secretário lembrou que a Seed já firmou parcerias com a UFS e a UNIT, objetivando receber estagiários nas Unidades de Ensino da Rede Pública Estadual. O convênio institucionalizado ‘Programa de Estágio Curricular e Remunerado', irá proporcionar aos estagiários encaminhados pelas Universidades, o aperfeiçoamento de seus conhecimentos e de sua prática profissional ao ser orientados pelos professores da Secretaria de Educação, e observar o ensino na prática.

Além dos gestores da UFS, participaram da palestra: a superintendente Executiva da Seed, Marieta Barbosa; a diretora do Departamento de Recursos Humanos, Jussara Jacintho; o diretor do Departamento de Educação da Secretaria, Manuel Prado; e vários assessores da Seed.

Fonte: Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais