Seed discute com prefeitos construção de escolas rurais

Encontro no auditório da Seed/Foto: Juarez Silveira
Os estudantes do campo enfrentam grandes distâncias para chegar à instituição de ensino mais próxima. Foi pensando nessa carência que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta quinta-feira, 17, uma reunião com 25 prefeitos sergipanos para discutir sobre a construção de escolas em regiões rurais,  seja em assentamentos do Incra ou em povoados distantes. O encontro ocorreu no auditório da Seed.

A reunião faz parte de um sistema de cooperação que visa auxiliar os prefeitos com informações sobre financiamentos e captação de recursos junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad). Todos os prefeitos podem pedir o financiamento. É necessário, entretanto, apresentar a documentação exigida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), como a comprovação de domínio dos terrenos em que serão construídas as escolas.

“A proposta é introduzir a educação no campo. Queremos evitar o transporte dos alunos para as sedes municipais. Esta parceria é muito promissora, e a cooperação entre estado e municípios já faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A interiorização das ações de governo também é determinação do governador Marcelo Déda.”, disse a secretária Adjunta da Educação, professora Hortência Maria Pereira de Araújo, que comandou a reunião.

Prefeitos, secretários municipais de educação e representantes de diretorias vinculadas concordam que a melhor saída é ter escolas próximas dos estudantes, mesmo que isso implique a construção de unidades para o atendimento de poucas crianças. “A viagem dos alunos às escolas mais próximas muitas vezes é tão cansativa que praticamente impossibilita o aprendizado. Além disso, os custos do transporte escolar muitas vezes superam os gastos de manutenção de pequenas escolas”, disse Deise Santos de Nascimento, diretora de programas educacionais do município de Estância.

Entre os prefeitos que participaram do encontro estava João Francisco Albuquerque de Oliveira, de Gararu. Ele revelou que nesse município existem 35 povoados e seis assentamentos. Sua meta é construir diversas escolas para atender toda a região, mas no primeiro momento a proposta é construir duas: uma no assentamento Flor de Índia e outra no povoado Lagoa do Porco.  “Educação é o ponto forte. Toda iniciativa que envolva educação deve ser tratada com prioridade”, avalia.

Fonte: Ascom Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais